• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Assistentes sociais reunidos para debater as realidades regionais

ASCOMFECAM

Assistentes sociais reunidos para debater as realidades regionais

Assistentes sociais reunidos para debater as realidades regionais 600 400 Fecam Portal

O Colegiado de Assistentes Sociais das Associações de Municípios (COAS) está reunido nesta segunda e terça-feira em Florianópolis. A presidente e assistente social da FECAM, Janice Merigo, conduz as discussões sobre a nova eleição do colegiado, o II Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social, que ocorre em maio e, também, a solicitação da Secretaria de Estado da Assistência Social, para que os municípios criem um CNPJ próprio para o Fundo de Assistência Social.

Além da pauta, o colegiado estará estudando a tipificação nacional dos serviços socioassistenciais, o protocolo de gestão e as orientações sobre a implantação dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), para assessorar a organização  e implantação nos municípios catarinenses. O diretor executivo da FECAM, Celso Vedana, conversou, no início da tarde da segunda-feira (26), com os participantes.

A maioria das associações de municípios conta com um assistente social que assessora os municípios nesta área, principalmente na efetivação da Política Nacional de Assistência Social e na implantação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Janice está satisfeita com a participação dos municípios, que debatem os temas apresentando no encontro suas experiências regionais. "Precisamos fortalecer nosso colegiado, fortalecendo automaticamente a política de assistência social nos municípios. Quando no município se investe em recursos humanos para atuar na proteção social básica (prevenção), por meio dos CRAS, menos vai precisar investir e alocar recursos para a média e alta complexidade", garante.

ASCOM/FECAM