• FECAM - Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina

Cinco municípios têm as contas aprovadas pelo TCE

Cinco municípios têm as contas aprovadas pelo TCE

Cinco municípios têm as contas aprovadas pelo TCE 150 150 Fecam Portal

O Tribunal de Contas de Santa Catarina deu início, este mês, à emissão dos pareceres prévios das contas/2006 das prefeituras catarinenses. Até o momento, foram apreciados os balanços dos municípios de Braço do Norte, Zortéa, José Boiteux, Dona Emma e Treze de Maio, todos com parecer prévio pela aprovação.


 


De acordo com as decisões, os balanços das cinco cidades representam “adequadamente a posição financeira, orçamentária e patrimonial, assim como as operações em geral estão de acordo com os princípios fundamentais da contabilidade aplicados à administração pública municipal”.


 


Até o dia 19 de junho, a Diretoria de Controle dos Municípios já analisou as gestões de 123 municípios – 41,97% das 293 cidades – , segundo informou o diretor Geraldo José Gomes. A deliberação das matérias pelo Pleno depende, ainda, dos pareceres do Ministério Público junto ao Tribunal e dos relatores. Dos balanços analisados pela área técnica, 99 já foram encaminhados ao MP/TCE – incluídos aí os cinco já apreciados. Os outros 24 foram remetidos aos relatores, para abertura de prazo para a manifestação dos responsáveis. É que a DMU verificou restrições que podem levar à rejeição das contas, especialmente relacionadas a não aplicação do percentual mínimo de 15% na Saúde e de 25% na Educação e ao déficit orçamentário. Após a apresentação de justificativas, os processos voltam a ser analisados pela área técnica.


 


Fonte:ACOM/TCE