• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Começa nesta quarta-feira o maior evento internacional de prefeitos em Florianópolis

Começa nesta quarta-feira o maior evento internacional de prefeitos em Florianópolis

Começa nesta quarta-feira o maior evento internacional de prefeitos em Florianópolis 150 150 Fecam Portal

Compartilhar experiências municipais de sucesso, oportunizar a obtenção de recursos internacionais para o financiamento de projetos voltados ao desenvolvimento local e atrair investimentos para setores estratégicos do município é o objetivo do III Congresso Latino-americano de Cidades e Governos Locais, realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Federação Latino-americana de Cidades (Flacma), com apoio da FECAM e de todas as federações do país. O encontro acontece de 25 a 27 de julho, no auditório do CentroSul, em Florianópolis. Até hoje (20/7), mais de 100 representantes catarinenses, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais já confirmaram sua participação no Congresso. A FECAM articula junto aos municípios catarinenses para garantir a maior delegação de prefeitos presente no evento. A expectativa da organização é de reunir em torno de 2.000 agentes públicos dos 20 países da América Latina. 

O vice-presidente da República, José Alencar e a ministra do Turismo do Brasil e ex-presidente da organização internacional Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), Marta Suplicy, são uma das autoridades que já confirmaram presença na abertura do Congresso, que acontece nesta quarta-feira (25/7), às 14h. Também participam da solenidade o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o presidente da FECAM, José Milton Scheffer e demais autoridades locais.

 

No segundo dia do evento (26/7), acontecem as conferências sobre os seguintes temas: planejamento urbano participativo, cooperação técnica, meio ambiente, segurança pública, educação e saúde. Nestes painéis prefeitos de diferentes países apresentarão as soluções em gestão pública aplicadas nestas áreas. Segundo o presidente da FECAM, José Milton Scheffer, prefeito de Sombrio, será uma oportunidade única para conhecer as políticas públicas de outras prefeituras da América Latina.

 Neste mesmo dia, as experiências municipais brasileiras estarão em destaque. O prefeito de Diadema/SP, José de Filippi Junior, apresentará o programa de segurança pública. Já o prefeito de Petrópolis/RJ, Rubens Bomtempo, demonstrará projetos de inclusão digital. Santa Catarina estará representada pelo prefeito de Florianópolis, Dário Berger, que será o moderador do painel O Meio Ambiente Sustentável: o Problema das Mudanças Climáticas. As agências internacionais que financiam iniciativas municipais em vários países do mundo, como a Aliança de Cidades, a UM-Habitat, a Cifal-Unitar, a ART Iniciativa e o International Finance Corporation (IFC) também apresentarão seus programas no Congresso. No último dia do Congresso (27/7), serão discutidos os seguintes temas: inclusão digital, metas do milênio e as políticas locais e associativismo municipal. I Encontro de Cidades Fronteiriças do Brasil 

A prefeitura de Dionísio Cerqueira, Salete Terezinha Gonçalves, será uma das palestrantes do encontro. O objetivo é reunir os prefeitos dos municípios localizados ao longo da fronteira brasileira para discutir questões e soluções comuns a essas regiões.

Fonte: Ascom/FECAM