• FECAM - Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina

Declaração Anual do Simples Nacional começa hoje

Declaração Anual do Simples Nacional começa hoje

Declaração Anual do Simples Nacional começa hoje 150 150 Fecam Portal

 Dayane Nunes – ASCOM/FECAM

Começa hoje (5) e encerra no dia 30 de junho, o prazo para a Declaração Anual do Simples Nacional – DASN – 2008 pelas empresas optantes pelo Simples Nacional. As informações constam no Comunicado conjunto nº01/2008 da Divisão de Administração e Cobrança da Pessoa Jurídica, Coordenação-Geral de Arrecadação e Cobrança, Receita Federal do Brasil e Secretaria-Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional.

O envio dos dados deve ser realizado somente pelo programa que será disponibilizado no sítio do Simples Nacional na internet, em "Outros Serviços". Não é permitido o uso do programa Receitanet. O acesso é via certificado digital ou código de acesso.

A DASN 2008 está estruturada em 3 partes principais: dados importados do PGDAS (informações referentes às atividades exercidas, receitas auferidas, registros de isenção, redução e imunidade tributária), informações econômicas e fiscais (ganhos de capital, quantidade de empregados no início e no final do período abrangido pela declaração, identificação e rendimentos dos sócios) e resumo da declaração (apresentação da receita bruta total auferida pela pessoa jurídica, bem como o valor devido de Simples Nacional e o valor da soma dos DAS pagos em cada período de apuração).

A Receita Federal disponibilizará aos municípios a consulta das Declarações Transmitidas, semelhante à existente para o contribuinte, das declarações da pessoa jurídica. Esta consulta deverá estar disponível na área restrita a "Entes Federativos" no sítio do Simples Nacional.

Fonte: Com informações da Receita Federal