• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Discussões sobre marketing turístico e captação de recursos encerram seminário em Balneário Camboriú

O_representante_do_Ministerio_do_Turismo_Roberto_Bortolotto_falou_sobre_captacao_de_recursos

Discussões sobre marketing turístico e captação de recursos encerram seminário em Balneário Camboriú

Discussões sobre marketing turístico e captação de recursos encerram seminário em Balneário Camboriú 600 398 Fecam Portal

As ferramentas que podem ser usadas pelos municípios para captar recursos e promover o desenvolvimento turístico de uma região foram discutidas na manhã desta quarta-feira (23), durante o terceiro e último painel do 2º Seminário de Desenvolvimento Turístico Municipal, evento promovido pela FECAM e realizado pela Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM).

Durante o evento, prefeitos, secretários de turismo, profissionais do setor e estudantes tiveram a oportunidade de conhecer estudos sobre planejamento turístico e desenvolvimento sustentável e sobre alternativas para captação de recursos.

A manhã do último dia começou com palestra do presidente da Santur, Valdir Walendowski, que falou sobre ações de marketing. Para Walendowski, é preciso que os gestores públicos municipais do setor turístico fiquem atentos às tendências."Quem trabalha com turismo precisa trabalhar com o mundo", disse. O palestrante também apresentou alguns projetos da Santur os trabalhos que já vem sendo realizados. Ao finalizar, salientou que os municípios devem ter o entendimento da necessidade de tornar uma região um produto turísitco, e não somente a localidade. "Não vendemos só o litoral ou só a serra. Vendemos um produto turístico em sua totalidade, como região."

Na sequência das palestras, o diretor executivo da FECAM, Celso Vedana, e a assessora de turismo, Raquel Rodrigues, apresentaram aos participantes o trabalho realizado pela Federação referente aos portais municipais ligados à RedeCIM. Foram apresentados os benefícios que a publicidade turística realizada por meio da internet traz para o crescimento do turismo. Vedana destacou que a entidade vem realizando esse trabalho com bastante afinco, mas que, para alcançar seu êxito, é preciso que FECAM e municípios trabalhem juntos.

A terceira palestra foi realizada pelo professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), José Elmar Feger, com o tema "Cooperação e Competição como Estatrégia para o Desenvolvimento Regional do Turismo". Para Feger, o município tem a responsabilidade de organizar a estrutura necessária para articular os interesses da sociedade local. Seu papel primordial é conseguir dados que indiquem se há ou não potencial para o turismo em determinada região. "As estratégias para o aproveitamento do turismo como atividade geradora de desenvolvimento nas regiões catarinenses dependem da realidade de cada uma delas. Nesse sentido, eu diria que o grande papel do município seria realizar um levantamento, um inventário turístico", salienta.

Para encerrar o evento, o diretor do Departamento de Infraestrutura Turística do Ministério do Turismo, Roberto Bortolotto, e o representante da Caixa Econômica Federal Carlos Averbeck, orientaram os profissionais da área para que, dentro de suas prefeituras, possam trabalhar visando a elaboração de projetos e a captação de recursos liberados pelo governo federal.

Todas as apresentações estarão disponíveis até o final desta semana no site da EGEM.

 

ASCOM/FECAM