• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Em reunião do COES, FECAM cobra ações efetivas e imediatas contra a COVID-19

Dr. Jailson Lima - Consultor de Saúde da FECAM e especialista em saúde pública

Em reunião do COES, FECAM cobra ações efetivas e imediatas contra a COVID-19

Em reunião do COES, FECAM cobra ações efetivas e imediatas contra a COVID-19 1158 869 Fecam Portal

Na tarde desta terça-feira (23), o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), do qual a FECAM faz parte, se reuniu para discutir o cenário da pandemia em Santa Catarina: o Estado tem hoje 15 das 16 regiões de saúde com risco potencial gravíssimo e 93% dos leitos de UTI ocupados. Entre os temas abordados, estiveram a falta de adesão da população às medidas de distanciamento social – o Estado registra atualmente o menor índice de distanciamento desde o início da pandemia – e a necessidade de reforçar ações de fiscalização para impedir aglomerações.

O Consultor de Saúde da FECAM e especialista em saúde pública, Dr. Jailson Lima, cobrou uma posição do COES para auxiliar na tomada de decisões imediatas a nível estadual. “Verificamos atualmente a ausência de um enfrentamento preciso e adequado da pandemia em Santa Catarina. Temos de fazer valer a responsabilidade coletiva e tomar decisões mais arrojadas. Não basta criar novos leitos de UTI, o foco deve ser na prevenção para evitar a chegada de novos pacientes nos hospitais.

Para buscar reverter o agravante cenário da pandemia, as propostas discutidas pelos membros do COES resultarão em um documento pontual com ações recomendáveis e orientações aos gestores públicos catarinenses, em sinergia com o que o Governo do Estado e Prefeitos debatiam ao mesmo tempo em outra reunião na tarde de hoje.