• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Exposição resgata a história da Defesa Civil em Santa Catarina

Exposição resgata a história da Defesa Civil em Santa Catarina

Exposição resgata a história da Defesa Civil em Santa Catarina 2048 1365 Fecam Portal

Com a exposição “Defesa Civil – Uma História de Proteção e Solidariedade”, iniciada nesta segunda-feira (18), a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) destaca a importância da instituição em Santa Catarina e fora do Estado. A mostra será realizada até 27 de maio, na sede da Defesa Civil Estadual, em Florianópolis, e marca a Semana Estadual da Defesa Civil e os 49 anos de funcionamento no Estado.

Na abertura do evento estiveram presentes David Busarello, chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, Jorge Luiz Koch, presidente da FECAM, Elton Cesar Cunha, diretor da Defesa Civil de Barra Velha e Alexandre Correa Dutra, diretor de Gestão de Educação da Defesa Civil. Todos enfatizaram o trabalho do órgão não só durante desastres, mas também no monitoramento. 

Os artigos expostos são do acervo pessoal de Elton Cesar Cunha, diretor da Defesa Civil de Barra Velha. Entre os itens há capacetes utilizados por grupos de defesa civil de países como Inglaterra, Estados Unidos e da antiga União Soviética, além de ferramentas de trabalho e aparelhos que auxiliavam em desastres.

Dayna Maressa, assessora em Desenvolvimento Econômico da FECAM e representante da FECAM no Colegiado de Defesa Civil, afirma que a mostra é importante para percebermos o quanto a área se desenvolveu, principalmente no Estado. “Santa Catarina é o Estado com o maior histórico de ocorrências de desastres, então é importante conhecer o passado para aprimorar as ações preventivas e de resposta frente a um evento”.

Maressa também ressalta a importância das mulheres na defesa civil. “Podemos perceber, com a exposição, o papel fundamental das mulheres no início da defesa civil, que auxiliavam nos cuidados com a população atingida, nas buscas e salvamentos”, conclui.

O que? Exposição “Defesa Civil – Uma História de Proteção e Solidariedade”;

Quando? De 18 a 27 de maio, das 13h às 19h;

Onde? Hall de Entrada do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos de Desastres – CIGERD;