• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM conclui sistema de indicadores para o Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul

FECAM conclui sistema de indicadores para o Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul

FECAM conclui sistema de indicadores para o Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul 150 150 Fecam Portal

Dayane Nunes
ASCOM/FECAM

A FECAM elaborou um sistema de indicadores de desenvolvimento sustentável dos 131 municípios do Oeste catarinense, compreendidos na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul. Nesta quarta-feira (10), às 9h, a Federação fará a entrega oficial do sistema ao Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, durante Seminário do Fórum, que acontece na sede da AMOSC, em Chapecó.

O encontro será coordenado pela presidente do Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, Marlene Andrade e contará com a participação do diretor executivo da FECAM, Celso Vedana e dos técnicos da Federação, Emerson Souto – coordenador do Centro de Tecnologia da Informação, Paulo Costa e Valério Turnes – consultores de planejamento e do consultor e analista da Empresa Célula 4, Lucas Lopes dos Santos. 

Segundo o diretor executivo da FECAM, Celso Vedana, nesta reunião a Federação fará o lançamento do sistema de indicadores ao Fórum e disponibilizará o acesso ao sistema para os municípios da região da AMOSC e o Conselho Representante da Porção Catarinense da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, que vem acompanhando o desenvolvimento da tecnologia do sistema, para permitir a sua utilização e avaliação para futuros aprimoramentos.

"Os membros do Fórum poderão avaliar a sua estrutura, escopo e facilidade de uso pelos gestores públicos e entidades", disse.

O sistema apresenta indicadores nas áreas econômica, social, segurança, finanças públicas, saúde, meio ambiente, habitação, cultura, turismo, além de outros fatores que alteram o desenvolvimento local e devem ser levados em consideração na elaboração das políticas públicas. Vale destacar que o sistema de indicadores foi desenvolvido com base em dados oficiais dos governos federal, estadual e dos municípios da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul.

A FECAM firmou convênio com o Ministério da Integração Nacional para desenvolver o sistema de indicadores de desenvolvimento sustentável de 131 municípios do Oeste catarinense, compreendidos na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul. O sistema de indicadores é um projeto pioneiro e deverá ser utilizados por outras regiões da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul.

Assessoria de Comunicação
(48)3221 8816
imprensa@fecam.org.br