• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM e AMAI promovem curso de cerimonial e protocolo

A_capacitacao_contou_com_45_participantes

FECAM e AMAI promovem curso de cerimonial e protocolo

FECAM e AMAI promovem curso de cerimonial e protocolo 600 450 Fecam Portal

Em uma parceria entre a FECAM, a Escola de Gestão Municipal (EGEM) e a Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), está sendo realizado, desde terça-feira (8), do curso "Cerimonial Público e Empresarial, Protocolo e Ordem de Precedência", ministrado pela jornalista e cerimonialista Cleusa Varnier Frese. A capacitação, que se encerra nesta quarta-feira (9), teve a presença de 45 servidores.

Para Frese, na posição de gestores públicos, existe a obrigação de conhecer a ordem de precedência do cerimonial público e empresarial e do protocolo, para dar uma base às pessoas e para que elas trabalhem melhor em seus municípios.

A ministrante considera que o protocolo pessoal inicia quando levantamos, pela manhã, e depois continua no trabalho e nas conversas informais. Também foi discutido o papel do cerimonialista nos evento. "O profissional é normalmente utilizado como mestre de cerimônia, o que é outra função. Em nossa região, o profissional só é utilizado como mestre de cerimônia. E não é bem assim."

O prefeito de Xanxerê, Bruno Bortoluzzi, coordenou a mesa de abertura da capacitação,  substituindo o presidente da AMAI, Osmar Tozzo, prefeito de Passos Maia, que esteve envolvido com as providências de apoio aos atingidos pelo temporal da noite dos últimos dias 7 e 8.


ASCOM/FECAM, com informações da Folha Regional