• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM e AMMOC orientam municípios na elaboração do orçamento municipal

FECAM e AMMOC orientam municípios na elaboração do orçamento municipal

FECAM e AMMOC orientam municípios na elaboração do orçamento municipal 150 150 Fecam Portal

ASCOM/FECAM 

Para auxiliar os servidores públicos municipais na elaboração do orçamento municipal para o exercício de 2009, a FECAM em parceria com AMMOC realiza nesta sexta-feira (19), o Curso de Planejamento e Orçamento, a partir das 8h, em Joaçaba. Até hoje (17), 50 servidores públicos já realizaram sua inscrição.

A compatibilização entre os instrumentos de planejamento municipal, PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual) é um dos temas abordados no curso pelo palestrante Gilberto Brasil, contador e assessor Financeiro e Contábil da Associação de Municípios da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS.

Ele também explicará como o município deve elaborar o orçamento municipal e como as despesas devem ser apresentadas. "É importante que o município realize reuniões com os colegiados e secretarias para definir os objetivos de cada órgão da prefeitura, para que o responsável pelo planejamento possa prever os recursos no orçamento municipal", disse.

O palestrante ainda destaca que a participação da comunidade também é fundamental para que os projetos previstos pela prefeitura atendam aos interesses do cidadão. "Os municípios devem realizar audiências públicas, antes de encaminhar o orçamento municipal para aprovação da Câmara de Vereadores. É a hora que a sociedade pode opinar", disse.

O objetivo do curso é relembrar os secretários municipais, contadores, controladores internos e técnicos da área contábil e de planejamento sobre os procedimentos para a elaboração do orçamento municipal.

"A capacitação é uma oportunidade para avaliar as normas já existentes e suas alterações, trocar experiências entre os municípios e identificar mecanismos facilitadores para a construção do orçamento", disse o palestrante.

O curso é executado pela Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM). As inscrições são limitadas e estão disponíveis, assim como a programação completa, no portal: www.egem.org.br .

 

Assessoria de Comunicação
Contatos: (48)3221 8816
imprensa@fecam.org.br