• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM participa de Encontro Estadual de Compras do SEBRAE

FECAM participa de Encontro Estadual de Compras do SEBRAE

FECAM participa de Encontro Estadual de Compras do SEBRAE 1280 960 Fecam Portal

A diretora executiva da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina, Sisi Blind, participou na última quarta-feira (14) do Encontro Estadual de Compras. O evento foi realizado pelo Cidade Empreendedora, um programa do Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (SEBRAE/SC). 

Sisi participou da mesa “Estratégias para aumento da participação das MPEs nas Compras Públicas” e apresentou as experiências vividas por ela como prefeita de São Cristóvão do Sul por dois mandatos de 2013 a 2016 e de 2017 a 2020. Além disso, falou da importância de analisar as leis sobre compras e licitações pensando nos municípios com menos de 10 mil habitantes do Estado, uma média de 56% dos 295.

“É preciso pensar numa parceria entre Estado e municípios que desenvolvam apoio às micro e pequenas empresas nos municípios menores.Quando fui prefeita, ainda de uma cidade conhecida pelos presídios, uma porcentagem das compras feitas pelos presidiários era dos micro e pequenos empreendedores, fazendo o dinheiro circular no município”, esclarece Sisi. 

O diretor executivo do Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA), Elói Rönnau, participou do painel e apresentou como sugestão para aumentar a participação das MPEs nas Compras Públicas, a constituição de “Consórcio de Empresas”. Ressaltando que a maioria de fornecedores vencedores dos Processos Licitatórios promovidos pelo CINCATARINA são microempresas e ou pequenas empresas.

Já a gerente da Central Estratégica de Compras Públicas (GECEN) da Secretaria de Estado da Administração, Carla Giani da Rocha, apresentou o programa de compras do governo estadual, o Compras SC.