• FECAM - Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina

FECAM participa do lançamento do primeiro caderno da Defesa Civil

FECAM participa do lançamento do primeiro caderno da Defesa Civil

FECAM participa do lançamento do primeiro caderno da Defesa Civil 1600 1200 Fecam Portal

No Dia Internacional para Redução dos Desastres Naturais, a FECAM participou do lançamento do primeiro caderno educativo organizado pela Defesa Civil no Brasil. O trabalho desenvolvido pela Defesa Civil do município de Barra Velha em parceria com a Secretaria Municipal de Educação foi apresentado pelo diretor municipal de Defesa Civil, Elton Cunha.

A Federação esteve representado pela diretora institucional Sisi Blind  e a coordenadora de políticas públicas para desenvolvimento econômico Dayna Maressa S.Pacheco Pamato. O prefeito do município, Douglas Elias da Costa, em seu discurso enfatizou a importância da FECAM. “Parceria essencial entre instituições para levar adiante este projeto que educa e informa a comunidade” reforça Douglas Elias.

Entre os participantes, entidades de apoio, representantes do Governo do Estado de Santa Catarina e lideranças acadêmicas e sociais. O Dr. Haryson Luiz da Silva, professor do curso de mestrado da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Antônia Benedita Teixeira – Pedagoga Psicodramatista Socioeducacional e Mestranda do curso de Destastres Naturais da UFSC e Jozadake Petry Fausto Vitorino, Mestranda do curso de Destastres Naturais foram alguns destaques acadêmicos presentes no encontro.

Sisi Blind ressaltou o compromisso da FECAM. “Estar ao lado dos prefeitos e vices, auxiliar nos projetos e acompanhar ações como estas integram nossas práticas diárias pela gestão pública catarinense” disse Sisi.   Para Elton Cunha, a parceria é crucial para o desenvolvimento das ações. “Agradecemos o empenho da FECAM e de todos os parceiros. Este é um projeto pioneiro que leva o símbolo da proteção e defesa civil à comunidade escolar”.

O ATO DE CUIDAR E PREVENIR:

Dayna e Elton foram além na reflexão sobre o simbolismo do material aos cidadãos. “O caderno escolar fará chegar às famílias de Barra Velha, através das crianças, informações importantes de prevenção e resposta em caso de desastres. As famílias poderão  antecipar-se com medidas preventivas muito simples, como kits de primeiros socorros e itens de sobrevivência (alimentos não perecíveis, remédios, chaves, documentos), em caso de algum desastre” avaliam.

O fato de a família ter um plano de contingência, elaborado pelos próprios membros da casa, com um ponto de encontro bora do bairro em casa de uma ocorrência, por exemplo, é essencial para preservar a vida das pessoas.