• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Fecam realiza reuniões técnicas sobre assistência social na sede da CNM

Fecam realiza reuniões técnicas sobre assistência social na sede da CNM

Fecam realiza reuniões técnicas sobre assistência social na sede da CNM 1280 960 Fecam Portal

Começou na tarde desta segunda-feira, 4 de outubro, a programação sobre reuniões técnicas da assistência social, realizada pela Federação dos Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM). O evento conta com apoio técnico da área de assistência social da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que também sediou o encontro em Brasília. Nesta segunda, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) foi o tema de abertura da reunião. Logo em seguida, os participantes trataram do pacto da primeira infância com a Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância.

As reuniões técnicas estão sendo coordenadas pelas representações da Fecam e das 21 associações de Municípios de Santa Catarina. Por meio dos colegiados regionais de assistência social, da câmara técnica da assistência social e do Colegiado Estadual de Assistência Social (Coegemas), os participantes debatem as melhores práticas para o setor.

De acordo com a programação, nesta terça-feira, 5 de outubro, os trabalhos se iniciam com uma reunião com a diretoria do Congemas, tendo como pauta a gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e os espaços de participação e pactuação dos gestores municipais. No período da tarde, está previsto um encontro com a bancada parlamentar de Santa Catarina no Congresso Nacional. A pauta a ser tratada será a política de assistência social no contexto do Brasil e de Santa Catarina, gestão e cofinanciamento do Suas, projetos de lei que tramitam em relação ao Suas e regionalização de serviços socioassistenciais.

Na quarta-feira, 6 de outubro, será o encerramento da série de reuniões. Para finalizar, no período da manhã, a temática será a respeito da gestão do SUAS, elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social e controle social no processo de planejamento da política de assistência social e regularização dos fundos. Na parte da tarde, como utilizar recursos ordinários e extraordinários, assistência social e doações, regionalização dos serviços de média e alta, equipes de média complexidade e políticas envolvendo imigrantes serão discutidas.

Com informações da Agência CNM de Notícias