• FECAM - Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina

FECAM realiza seminário de Turismo em Araranguá

FECAM realiza seminário de Turismo em Araranguá

FECAM realiza seminário de Turismo em Araranguá 150 150 Fecam Portal

 Dayane Nunes, Ascom/FECAM

Identificar a vocação turística do município, promover o turismo sustentável e buscar mecanismos para atrair mais turistas para as cidades catarinenses tanto na alta quanto na baixa temporada, são alguns dos temas que serão discutidos nos dias 5 e 6 de setembro, em Araranguá, no I Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal, realizado pela FECAM com apoio da Amesc, associações de municípios e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do Funturismo.

O evento é estadual e reunirá prefeitos e vice-prefeitos; secretários municipais de Turismo, Administração, Cultura e Lazer; profissionais do trade turístico; especialistas do setor e estudantes. O objetivo do Seminário é orientar os gestores municipais para o desenvolvimento do turístico sustentável.

Segundo o presidente da FECAM, José Milton Scheffer, prefeito de Sombrio é a primeira vez que a Federação realiza um evento específico para discutir o turismo nas cidades catarinenses. "É necessário chamar a atenção dos prefeitos para um tema carente de planejamento e atenção nos municípios acerca das questões que envolvem o desenvolvimento turístico do município, as formas de tornar esse potencial em geração de trabalho e renda e os meios de administração do turismo", disse.

A programação é segmentada em painéis que abordarão os seguintes temas: planejamento turístico, desenvolvimento sustentável e captação de recursos. Estes assuntos serão abordados por representantes do Ministério do Turismo; Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte; Senac; Sebrae e especialistas do setor. Também serão apresentadas experiências municipais bem-sucedidas, como: Projeto Costa Verde & Mar, executado na região do Vale do Itajaí e o Caminho dos Canyons, desenvolvido no Extremo Sul.