• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM vai a Russia em nova investida pela Sputnik V

FECAM vai a Russia em nova investida pela Sputnik V

FECAM vai a Russia em nova investida pela Sputnik V 150 150 Fecam Portal

O Presidente da FECAM, Clenilton Pereira (Prefeito de Araquari), esteve na última semana em Moscou, capital da Rússia, numa tentativa de avançar com as negociações para compra de doses da Sputnik V para os municípios catarinenses. A viagem foi articulada depois de a FECAM conseguir agendar um encontro com Vladimir Primak, diretor do Fundo Soberano Russo, que controla o instituo responsável pela venda do imunizante contra a Covid-19, doença provocada pelo vírus que levou à pandemia enfrentada mundialmente hoje.

De acordo com as informações obtidas com a autoridade, a negociação da vacina poderá ser concretizada tão logo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) libere a sua importação em território brasileiro. O Fundo Russo chancelou ainda a compra direta por governos, garantindo não haver empecilhos para que ela aconteça, desde que observado o devido processo legal. A FECAM tem conversado com o Governo do Estado de Santa Catarina, que poderá efetuar a compra das doses solicitadas pelos municípios catarinenses em caso de sucesso no processo de aquisição.

Começamos a negociação da Sputnik V com empresas atravessadoras, mas queríamos informações mais precisas diante das dificuldades encontradas. Voltamos para o Brasil mais tranquilos depois das conversas que tivemos com as autoridades russas. Estamos agora na expectativa de que a Anvisa resolva o entrave sobre essa vacina, que já está em aplicação em mais de 60 países e pode ser uma alternativa para acelerar a imunização do povo catarinense”, comentou o Presidente da FECAM antes de embarcar no voo de volta para o Brasil neste sábado (22/05).

Clenilton aproveitou para tratar de outros assuntos relevantes durante a viagem como a tentativa de firmar parcerias e atrair investimentos de empresas russas, nas áreas de tecnologia e inovação, para os Municípios de Santa Catarina. Acompanhou o roteiro o Consultor de Saúde da FECAM, Jailson Lima, que tem conduzido ativamente as negociações da Sputnik V. Ambos custearam passagens e hospedagem com recursos próprios.