• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Gestores públicos municipais discutem Sistema Nacional de Cultura em Lages

Gestores públicos municipais discutem Sistema Nacional de Cultura em Lages

Gestores públicos municipais discutem Sistema Nacional de Cultura em Lages 600 446 Fecam Portal

Nesta quinta-feira (17), terá início o seminário do Sistema Nacional de Cultura (SNC) em Santa Catarina. O encontro, realizado no município de Lages, ocorrerá até sexta-feira (18) e conta com a participação dos gestores públicos envolvidos com a criação do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc), vinculado à FECAM e representado pelo vice-presidente da Federação e prefeito de Caçador, Saulo Sperotto.

Para Sperotto, presente na mesa de abertura do evento, a Cultura é uma área que merece destaque na administração municipal por, além de estimular o desenvolvimento intelectual e cristalizar a identidade de uma regional, ser um setor que gera empregos. "No sentido do desenvolvimento municipal, a Cultura é um item fundamental. Por isso, a FECAM é parceira das entidades da área  nos projetos que estimulem o crescimento do setor".

A programação do evento conta com palestras nas quais serão apresentadas propostas do Ministério da Cultura, experiências de sucesso na área e casos de implantação de políticas que buscam atender os princípios do SNC. Essas informações serão utilizadas como subsídio pelos gestores e membros dos conselhos de cultura para desenvolver bases localizadas do SNC nos municípios e no Estado. Esse trabalho segue os parâmetros de discussão da criação do Congesc.  Como explica a assessora de turismo da FECAM, Raquel Rodrigues, o conselho tem como objetivo estimular os agentes públicos a participar da formulação, integração e articulação das políticas culturais em âmbito municipal, regional, estadual e nacional, fazendo-se representar em instâncias decisórias. Além disso, é importante que se faça um acompanhamento da concretização das políticas culturais nos planos e programas do setor e que se promovam estudos, pesquisas, publicações e eventos na área. A FECAM mobilizará as regiões por intermédio das associações de municípios, para que estas façam as indicações de seus representantes na eleição da comissão gestora do Conselho. 

Como o seminário em Lages, já foram realizados outros 15 em capitais do Nordeste, do Sudeste, e em outras localidades do país. O MinC pretende promover encontros nos demais Estados do país até o final de novembro.

 

ASCOM/FECAM, com informações do MinC