• FECAM - Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina

IBGE divulga relação da Contagem da População 2007

IBGE divulga relação da Contagem da População 2007

IBGE divulga relação da Contagem da População 2007 150 150 Fecam Portal

O IBGE divulga hoje (05/10) os resultados da Contagem da População 2007. Neste mesmo dia, o Diário Oficial da União publica a população dos 26 estados e do Distrito Federal, além dos 5.564 municípios brasileiros, de acordo com a Lei complementar nº 59, de 22 de dezembro de 1988, e com o artigo 102 da Lei nº 8443, de 16 de julho de 1992. Os prefeitos serão informados por meio de Ofício do IBGE sobre a população dos seus municípios e terão um período de 20 dias para apresentarem reclamações fundamentadas ao IBGE, que analisará os questionamentos e tomará as medidas cabíveis.

Por fim, no dia 31 de outubro, o IBGE encaminhará os resultados finais ao Tribunal de Contas da União, que os utilizará como base de cálculo das quotas referentes ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em dezembro, depois que a consolidação dos números estiver concluída pelo IBGE, será divulgada a população e demais variáveis que são objeto da investigação.

A Contagem da População aconteceu em 5.414 municípios com até 170 mil habitantes e em mais 21 municípios 1 situados em 14 estados onde um ou dois excedem esse teto populacional, permitindo, dessa forma, totalizar a população desses estados. Além da população recenseada nos municípios abrangidos pela Contagem, os resultados divulgados pelo IBGE incluem uma parcela estimada para os chamados domicílios fechados, locais onde não foi possível entrevistar os moradores.

Para os municípios onde não houve Contagem, o IBGE projetou uma estimativa para 2007. A descrição da metodologia utilizada para esta estimativa, assim como a nota técnica intitulada "Metodologia de Estimação do Número de Moradores em Domicílios Fechados" pode ser encontrada no site do IBGE na Internet (população residente em 2007).

Os Censos 2007 também incluíram a coleta de dados do 10º Censo Agropecuário que fornecerá à sociedade informações como número de estabelecimentos, área total (ha), condição legal das terras (próprias, aguardando titulação, arrendadas, em parceria, ocupadas), utilização da terra (lavouras, pastagens, matas e florestas, área irrigada), pessoal ocupado (total, com laço de parentesco e sem laço de parentesco), tratores, efetivo de animais (bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos, aves), produção animal (leite, ovos, lã) e produção vegetal.

Além de traçar um quadro da realidade do país, os Censos 2007 servem para levantamento de dados fundamentais à formulação de políticas públicas e tomada de decisões acerca de investimentos privados e governamentais. A grande inovação tecnológica deste ano foi o uso, pelas equipes de campo, de cerca de 82 mil computadores de mão (PDAs). Este equipamento digital já era utilizado pelo IBGE em outras pesquisas, entretanto foi a primeira vez que a instituição fez uso deste recurso em uma operação censitária. Os PDAs trouxeram inúmeras vantagens, como a possibilidade de crítica em tempo real dos dados coletados, possibilitando a correção da informação prestada no ato da entrevista e o preenchimento de todos os quesitos obrigatórios, evitando a não resposta por esquecimento ou falha do recenseador.

Dotados de equipamentos de GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global, em português), eles possibilitaram a exata localização dos recenseadores nas áreas de coleta (setores censitários), bem como a captação precisa das coordenadas geográficas de estabelecimentos e domicílios da zona rural. As vantagens da coleta eletrônica foram inúmeras, principalmente no que diz respeito à rapidez e agilidade nas entrevistas, processamento das informações recolhidas e comunicação dos resultados à sociedade. A rede de coleta do IBGE contou com 1.111 pontos com microcomputadores e acesso à internet por banda larga, 700 deles com transmissão via satélite. Os PDAs já estão em uso em outras pesquisas, como, por exemplo, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2007 e o Sistema Nacional de Índices Preços ao Consumidor.

Clique aqui para acessar os dados

Fonte: IBGE