• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Inovação e tecnologia pautam encontro regional com associações do sul catarinense

Inovação e tecnologia pautam encontro regional com associações do sul catarinense

Inovação e tecnologia pautam encontro regional com associações do sul catarinense 1280 853 Fecam Portal

Gestores municipais dos mais de 40 municípios das Associações de Municípios da Região de Laguna (AMUREL), da Região Carbonífera (AMREC) e do Extremo Sul Catarinense (AMESC) se reuniram em Tubarão, na manhã desta quarta-feira (14/07), para participar do 1º Seminário de Desenvolvimento Econômico Regional Integrado da AMUREL, promovido em parceria com a Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico da FECAM.

Durante a cerimônia de abertura, o Presidente da FECAM, Clenilton Pereira (Prefeito de Araquari), falou sobre a relevância de proporcionar a integração das estratégias regionais. “Nossas ações não podem ser isoladas. A FECAM e as associações cumprem papel fundamental para que os municípios catarinenses possam crescer juntos”, disse Clenilton. Participaram também o Presidente da AMUREL, Deyvisson da Silva de Souza (Prefeito de Pescaria Brava), o Prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, e o Presidente da AMREC, Jorge Luiz Koch (Prefeito de Orleans).

A programação foi formada por quatro apresentações. Giovani Bernardo, secretário de desenvolvimento econômico de Tubarão e representante da macrorregião sul na Câmara Técnica da FECAM, falou sobre o planejamento de cidades inteligentes. Nesse conceito de trabalho, as cidades usam tecnologia para se conectar dinamicamente aos cidadãos com o objetivo de fornecer serviços mais eficientes e melhorar a qualidade de vida. As cidades precisam girar em torno das necessidades das pessoas e não das necessidade de tecnologia.

Claiton Camargo de Souza, CEO do Orion Parque na Região Serrana, falou sobre o centro de inovação instrumento de transformação, que tem o objetivo de criar, atrair e desenvolver novos empreendimentos. 

Completaram ainda a programação as apresentações do Case Vale Europeu, com foco no turismo como desenvolvedor regional, e as iniciativas do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais. 

Queremos valorizar boas práticas dos nossos municípios e encontrar alternativas para construir uma Santa Catarina mais forte e pujante. De forma conjunta, debatendo regionalmente, encontraremos maneiras de valorizar e impulsionar ainda mais a vocação econômica dos nossos municípios”, afirma Rodrigo Fachini, coordenador das Câmaras Técnicas da FECAM.