Somente municípios cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro terão acesso a recursos do MTur e da SOL

Turismo

27 de novembro de 2015 16:00

A Federação Catarinense de Municípios - FECAM, participou nesta quinta-feira (26), em Florianópolis, da segunda reunião realizada pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte - SOL, a respeito do Mapa Turístico de SC e a metodologia de categorização proposta pelo Ministério do Turismo - MTur.

A partir do ano que vem somente os municípios que estiverem cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro terão acesso aos recursos do Ministério do Turismo e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura, Esporte. Essa informação foi repassada durante o encontro pelo secretário de Estado, Filipe Mello. A Assessora de Turismo e Cultura da FECAM, Raquel Rodrigues, que participou da reunião, explica que o tema em pauta foi a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, dentro do Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo.

A última versão do Mapa Turístico é de 2013 e apenas 132 dos 295 municípios catarinenses estão inseridos. A Portaria nº 144, de agosto de 2015 estabelece a categorização dos municípios pertencentes às regiões turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. Ela traz quatro variáveis para medir o desempenho econômico do turismo municipal (número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais). Os 3.345 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro foram agrupados em cinco categorias, de A até E.
O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas do turismo e define a área - o recorte territorial - que deve ser trabalhada prioritariamente.

Leticia Póvoas - SC 2219 - JP
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9900.3390
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC