FECAM destaca a importância de preenchimento da pesquisa do IBGE sobre Municípios

indicadores

06 de junho de 2017 14:15

Desde o dia 2 de maio o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE está entrando em contato com os municípios de todo o país para realização da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC. Diante da importância do levantamento para colher informações para a construção de indicadores socioeconômicos, ambientais e de gestão na área pública, a Federação Catarinense de Municípios – FECAM destaca a relevância das respostas.

Em ofício aos prefeitos, prefeitas e executivos das Associações de Municípios do estado, a presidente da entidade, Adeliana Dal Pont, e o coordenador de desenvolvimento regional, Emerson Souto, evidenciam que a MUNIC é uma fonte de informações para a construção de indicadores referentes aos diversos setores da administração pública municipal. “Trata-se de um levantamento de dados sobre o aparato institucional, planejamento público, programas sociais e a oferta de serviços públicos e infraestrutura urbana, que objetiva a construção de uma base de dados municipais, bem como traçar o perfil dos municípios brasileiros”, expõem.

Cada município é responsável pela disponibilização dos dados indicando um responsável pelo preenchimento, realizado de forma clara e verídica. Estas informações alimentam estudos, sistemas e programas que geram indicadores de desempenho local, tendo como exemplo o Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável – SIDEMS desenvolvido pela FECAM e que a cada edição premia os melhores municípios com indicadores sustentáveis, utilizando a MUNIC como uma de suas bases de dados.

O IBGE entrará em contato com o município para realização dessa pesquisa, sendo necessária a indicação de profissional qualificado para o preenchimento da mesma.

* Anexo ofício da FECAM sobre o assunto e modelos de questionários do IBGE.