Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6 Alto contraste 6

IBGE e FECAM discutem ampliação da parceria entre as instituições

Rede SIDEMS

30 de março de 2017 15:06

Maximizar o uso dos recursos físicos, humanos e financeiros no processo de coleta, tratamento, armazenagem e disseminação de dados no Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável - SIDEMS, foram os temas centrais da reunião entre a Federação Catarinense de Municípios – FECAM e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, terça-feira (28), na sede da entidade municipalista, em Florianópolis.

O assessor da Diretoria de Geociências do IBGE, João Bosco de Azevedo, apresentou as diretrizes e o funcionamento da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE, instituída em 2008. “O INDE é o conjunto integrado de tecnologias; políticas; mecanismos e procedimento de coordenação e monitoramento; padrões e acordos, necessários para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso de dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal”, explicou Bosco.

“Esta ação visa aprimorar o Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável por meio da troca automatizada de dados”, comenta o coordenador de Desenvolvimento Regional da FECAM, Emerson Souto. Segundo ele, com a troca automatizada de dados, ou mesmo por meio do consumo em tempo real de dados armazenados na infraestrutura das instituições fontes, o acesso a informações atualizadas é facilitado, minimizando a ocorrência de erros e de desperdício de esforço técnico e financeiro.

Como resultado da reunião deslumbrou-se a necessidade de articulação da FECAM junto a Confederação Nacional de Municípios - CNM e da Unidade do IBGE Santa Catarina junto a Presidência do IBGE Nacional, para formalizar uma parceria para que sejam feitas ações conjuntas de produção e disseminação de informações à sociedade brasileira.

Participaram do encontro, o chefe da Unidade Estadual do IBGE/SC, Alceu José Varela, o coordenador de Tecnologia da Informação da FECAM, Luiz Schlischting e a gerente administrativo do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal - CIGA, Morgana Bagini.

Mais informações:

Leticia Póvoas
João Paulo Borges
Assessoria de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM
www.fecam.org.br
imprensa@fecam.org.br
(048) 3221 8800 / 99986 0106