FECAM entrega a CNM resultados do IDMS 2018 de todos os municípios brasileiros

IDMS

24 de maio de 2018 10:31

O presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí, entregou oficialmente nesta quarta-feira, 23, a Confederação Nacional de Municípios – CNM o resultado do Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS) 2018 de todos os municípios brasileiros. O documento foi entregue em mãos ao 1º tesoureiro da CNM, Jair Souto, durante a vigésima primeira edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

O ato é a conclusão da etapa de parceria entre a FECAM e a CNM para que a ferramenta disponibilizada pela entidade catarinense seja utilizada por todos os municípios do Brasil. “Com essa tecnologia, desenvolvida pela FECAM e repassada para a CNM, os gestores e servidores públicos municipais brasileiros contam com um instrumento de planejamento e avaliação das políticas públicas que possibilita construir um governo mais eficiente na resolução das demandas que mais impactam no desenvolvimento sustentável das cidades”, destaca Morastoni.

O Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS) é uma das ferramentas do Sistema de Indicadores, que tem como objetivo avaliar os municípios segundo seu nível de desenvolvimento sustentável. Além disso, esta ferramenta busca auxiliar os agentes públicos a se situar em relação a um cenário futuro desejável e a definir prioridades locais visando à conquista de patamares mais elevados de sustentabilidade e bem-estar social.

O IDMS foi desenvolvimento pela FECAM a partir de 2008 e sua primeira publicação lançada oficialmente em 2012. Calculado a cada dois anos, em 2016 esse instrumento foi adquirido pela Confederação Nacional de Municípios – CNM que começou a apurar o índice para 5.565 municípios brasileiros.

O processo de apuração do IDMS 2018 foi realizado de forma conjunta com a equipe da Confederação que participou efetivamente das atividades. Além das etapas de coleta de dados; parametrização; auditoria; atualização da metodologia e publicação do IDMS a equipe da FECAM elaborou o Manual de Apuração do IDMS, instrumento, que visa repassar o conhecimento empírico de todo o processo a equipe da CNM.

Consulte IDMS do seu município

Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar