Garopaba receberá o Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

Cultura

18 de abril de 2019 15:36

Garopaba será palco de discussões e debates acerca da gestão cultural dos municípios catarinenses. Entre os dias 8 e 10 de maio, a Federação Catarinense de Municípios – FECAM, o Conselho de Gestores Municipais de Cultura - CONGESC e a Prefeitura de Garopaba promovem o IX Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, na Escola Municipal Pinguirito.

O evento oportunizará o debate das políticas públicas do setor cultural e o diálogo entre o Ministério da Cultura – MinC, as prefeituras e o Estado para fortalecer as ações de programas já existentes e abrir caminhos para futuras parcerias.

Serão três dias aprofundando-se em temas como as novas diretrizes de políticas Públicas para a Cultura, destacadamente nos Sistemas Nacional e Estadual de Cultura; Economia Criativa e as transformações no mundo; Indicadores Culturais de Santa Catarina e Mapa da Cultura. No rol de palestrantes: a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Ana Lúcia Coutinho; o secretário Adjunto da Cultura, José Paulo Soares Martins e a doutora em urbanismo, Ana Carla Fonseca.

Os participantes podem ainda escolher entre oficinas sobre os Sistemas de Cultura e seus desafios, A biblioteca como núcleo, Gestão Administrativa e Financeira da Cultura Municipal, Economia Criativa e a Cultura na Gestão Pública e Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. Entre os docentes estão a consultora Roselaine Vinhas; a coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas de SC, Gizelle Freitas; a secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura, Renata Costa; o especialista em gestão cultural e políticas públicas culturais, Vanderlei Lazzarotti; a consultora Helga Tytlik, a especialista em captação de recursos, Adriana de Souza do Nascimento e o consultor em projetos de impacto social, Qiah Salla.

Durante o evento, serão também premiados quatro projetos culturais ganhadores do Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural.

Inscrições aqui.