Aberto prazo para as Conferências Municipais de Assistência Social

Assistência Social

18 de julho de 2019 10:27

Está aberto o prazo para os municípios realizarem as Conferências Municipais de Assistência Social, em 2019 o período vai de julho a setembro. As conferências estaduais ocorrem entre outubro e 15 de novembro, já a Nacional está marcada para ocorrer nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Federal.

As Conferências de Assistência Social são espaços de debate democrático e participativo e momento da população e da sociedade civil conjuntamente com o governo avaliar sua execução. “Neste ano o tema principal é poder avaliar a assistência social enquanto direito, a participação social e a importância do financiamento público”, explica a assessora técnica em Políticas públicas da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Janice Merigo.

Serão três eixos norteadores, em que os grupos de trabalhos envolvendo a população usuária, as entidades e os trabalhadores, poderão debater, discutir e avaliar a política para que possa ser aprimorada.

O objetivo central é estimular análises mais qualificadas, ou seja, baseadas em informações e fatos concretos sobre o estágio atual de implementação do SUAS em cada localidade. Dessa forma pensar várias estratégias para dialogar sobre as responsabilidades de proteção, defesa e garantia de direitos e vigilância de desproteção social do SUAS com diferentes grupos e em diversos espaços.

Orientações Metodológicas para Organização de Conferências Participativas 

Processo das Conferências de Santa Catarina