Catarinenses conhecem estrutura e processos do CAED

Educação

20 de novembro de 2019 14:44

Foi para conhecer a estrutura e o rigoroso sistema de segurança que o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAED desenvolve para garantir confiabilidade ao processo de avaliação, que os representantes dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação - ADE da Granfpolis, da Serra Catarinense, do COGemfri, da Amurel e o prefeito de Águas Mornas, Omero Prim, estiveram nesta terça-feira, 19, em Juiz de Fora – MG. Em 2019 o CAED aplicou 6 milhões de avaliações em todo o país.

Por iniciativa colaborativa do ADE Granfpolis, a Comitiva Catarinense fez visita guiada aos espaços do CAED para conhecer a estrutura. O grupo também teve a oportunidade de reunir-se com a coordenadora geral, Lina Kátia Mesquita de Oliveira, para conhecer propostas de avaliação na Educação Infantil, Ensino Fundamental, formação profissional na perspectiva da gestão escolar, produção de material e relatórios, estruturação de protocolos orientadores de atividades oriundas da análise dos resultados das avaliações, além da proposição de sites específicos para sistematização de dados e apresentação do sistema de avaliação que um estado, um município, um território ou uma região pode desenvolver.

Segundo secretário de Educação de Águas Mornas, Mário Fernandes, organizador da missão, essa oportunidade ímpar, subsidia discussões que já estão em andamento no Estado para complementar o ciclo de implementação da Base Nacional Curricular Comum que inicia com a criação/revisão dos currículos e passa por um robusto sistema de avaliação que pode incluir avaliação em larga escala de aprendizagem, avaliação institucional e produção de planejamentos de gestão visando a melhoria da oferta da Educação Pública.

Como encaminhamento, o prefeito Omero Prim e representantes da comitiva acionarão a Federação Catarinense de Municípios - FECAM e os parceiros dos ADEs para viabilizar ação colaborativa no âmbito estadual.

Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar