Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6 Alto contraste 6

Operações de crédito: FECAM lamenta descaso da União ao apelo pelo aumento do teto de financiamento

Político Institucional

12 de dezembro de 2019 17:32

O Sistema FECAM encaminhou ao Governo Federal, nesta quinta-feira, 12, Nota lamentando o descaso nas tratativas pela ampliação do limite de tetos financeiros para operações de crédito aos municípios. “Estamos frustrados com a falta de visão estratégica do governo federal. Essa visão financista atrapalha muito a disposição dos municípios em aplicar recursos em projetos de investimento”, ressalta o diretor executivo da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Rui Braun.

A FECAM notifica as autoridades federais, para que a ampliação do teto das operações de crédito seja pautada na última reunião do Conselho Monetário Nacional, que deve ocorrer no dia 19 de dezembro.

A entidade vem alertando a União, que se não houver a ampliação do teto das operações de crédito, os municípios brasileiros terão R$ 1,3 bilhões inviabilizados. São projetos já homologados, mas que não poderão ser contratados pelos municípios, o que impedirá o início de milhares de obras e ações de infraestrutura local e o crescimento da economia catarinense. “Na prática, o governo impede essa atividade na retomada do crescimento econômico e prejudica imensamente os municípios catarinenses”, completa o diretor.

Segundo dados da entidade, apesar de a ampliação dos investimentos nas regiões estar diretamente ligada aos repasses voluntários, esses tiveram queda de 32% até julho deste ano, o que representa uma perda de R$ 102 milhões.

Informações Relacionadas