Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6 Alto contraste 6

Avançam tratativas de agenda econômica unificada entre Fecam e Fecomércio SC

Economia

07 de abril de 2021 13:53

Avançou a articulação das medidas econômicas para socorrer empresas em Santa Catarina. Após reunião da Fecomércio SC com a Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico da FECAM, nesta terça-feira (6), as entidades firmaram parceria na realização de estudo que mapeará as principais atividades atingidas pela pandemia para definir as prioridades.

As proposições estaduais e municipais da Fecomércio SC foram encaminhadas em fevereiro ao Secretário da Fazenda, Paulo Eli, e apresentadas em reunião da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energiana Assembleia Legislativa. Há cerca de um mês, as duas Federações uniram forças e passaram a debater uma pauta unificada, somando as medidas da Agenda Econômica da Fecomércio SC e do Programa Emergencial de Combate aos Efeitos Econômicos de Pandemia - SUPERA SC -, desenvolvido pela FECAM.

Panorama econômico

A Fecomércio SC apresentou aos secretários municipais de desenvolvimento e vice-presidentes da Fecomércio SC um dashboard de indicadores com dados que mostram o cenário antes e após o início da pandemia.

Em um dos painéis é possível consultar os mecanismos existentes em 236 municípios para impulsionar os investimentos e novos empreendimentos- como cessão de terreno, isenção de taxas e redução de impostos – dividido por tipo de empreendimento beneficiado.

Já os reflexos da pandemia estão retratados na conjuntura do comércio, serviços e turismo, que traz a variação estadual do volume de vendas/serviços dos três setores e o saldo da geração de empregos por município, setor, tamanho da empresa e atividade econômica. Os dados podem ser consultados também por mesorregião e vice-presidência da Fecomércio SC, subsidiando os diretores para atuação nas suas regiões.