Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6 Alto contraste 6

FECAM participa do Seminário sobre Regionalização de Resíduos Sólidos

Meio Ambiente

09 de setembro de 2021 11:39

O presidente da FECAM e prefeito de Araquari Clenilton Pereira sugeriu ao Secretário Nacional de Recursos Hídricos do Governo Federal, Pedro Ronald Maranhão Braga Borges um Seminário para esclarecer aos prefeitos e prefeitas catarinenses o debate sobre resíduos sólidos e o novo marco legal do saneamento e o destino dos resíduos sólidos do país.

Clenilton participou da abertura do Seminário sobre Resíduos Hídricos na manhã desta quinta-feira (9). Organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) por meio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), o Seminário reuniu autoridades no tema para debater o futuro do setor.


"Informar nossos gestores sobre a importância do debate e prepará-los ao novo momento. Santa Catarina precisa ser protagonista neste cenário, com inovação, economia, qualidade e sustentabilidade" afirmou o presidente da FECAM e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira na mesa de abertura.


Apesar de ter foco na participação de gestores municipais, o encontro foi aberto a todos os interessados, que acompanharam a programação de maneira remota."Os municípios têm dúvidas sobre como se adaptar e elas precisam ser cessadas" destaca Clenilton.


UM DEBATE SENTIDO PELOS MUNICÍPIOS:


O Seminário integra um ciclo de reuniões articuladas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) nos estados. De acordo com o secretário executivo do Meio Ambiente de Santa Catarina, Leonardo Porto Ferreira, essa é uma oportunidade de os gestores municipais se atualizarem sobre ferramentas e políticas públicas na área. “Santa Catarina é um Estado bem estruturado com relação à destinação dos resíduos sólidos" conta Ferreira.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho e o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, Luciano Buligon fizeram uma participação virtual na abertura do evento.
Três palestras estavam na programação do Seminário, que permanece disponível para visualização pelo canal da Defesa Civil de Santa Catarina no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCYfYM9ccjVTZmn4BG1fJENg).
O evento é uma realização da SDE/Sema, do MDR, Ministério do Meio Ambiente (MMA), Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Sólidos Especiais (Abrelpe) e Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb). Também apoiam o evento a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e a Secretaria de Estado da Defesa Civil.
Palestras:
I - Instrumentos para apoiar o Desenvolvimento Sustentável do Setor de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos
Com Jamaci Avelino do Nascimento Júnior – Coordenador-Geral de Saneamento Integrado, Resíduos e Drenagem da Secretaria Nacional de Saneamento (SNS/MDR)
II - Panorama da Gestão e Regionalização para prestação dos Serviços de Resíduos Sólidos no Estado de Santa Catarina
Com Frederico Gross – Gerente de Saneamento da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema)
III – Panorama dos Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil e a importância da implementação de cobrança
Com Carlos Silva Filho – Diretor Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e Presidente da ISWA (The International Solid Waste Association).