Colegiado de Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais

TCE e MPSC participam da reunião do Colegiado de Contadores e Controladores Internos

Colegiado de Contadores

11 de abril de 2017 16:33

O Colegiado de Contadores e Controladores Internos, ligado à Federação Catarinense de Municípios – FECAM, reuniu cerca de 30 membros na sede da entidade municipalista, em Florianópolis, nesta segunda-feira (10).

A reunião proporcionou o encontro de profissionais de prefeituras de várias regiões do estado, técnicos das Associações de Municípios e representantes do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, entre eles o diretor da Diretoria de Controle dos Municípios – DMU, Moisés Hoegenn.

O diretor do TCE destacou o desejo da DMU reestabelecer o relacionamento com os municípios e que um calendário com controladores internos, contadores e prefeitos está sendo elaborado nas regiões com o fim de aproximar a diretoria dos Municípios.

Outro item tratado na conversa foi a remessa do E-sfinge. “Nossa ideia é termos esses dados instantaneamente sem que a contabilidade no município tenha que parar em virtude do E-sfinge”, explica ele. “Nós não estamos indiferentes a este problema”, concluiu. A questão da IN20 também foi levantada, o diretor colocou que deve ser preparado um substituto e este será colocado para a apreciação do colegiado antes de ser efetivado. “O que queremos fazer é poder reformar o que já foi feito mas não colocar na rua antes de conversar com vocês”.

O coordenador do Centro de Apoio da Moralidade Administrativa do Ministério Público de Santa Catarina – MPSC, Samuel Dal-Farra Naspolini, também participou e falou do programa “Unindo Forças”, do MPSC, que busca fortalecer as Unidades de Controle Interno dos Municípios catarinenses - UCIs e impulsionar a atuação administrativa na prevenção e repressão ao ilícito.

O grupo aceitou a sugestão de repetir o ciclo de seminários sobre o “Unindo Forças” e solicitou a inclusão do Programa de Saúde Fiscal dos Municípios, que busca a conscientização dos agentes públicos da importância essencial da devida cobrança e fiscalização dos tributos municipais, entre os temas dos encontros a serem realizados. O calendário dos Seminários ainda será montado. 

Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar