• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Parceria visa fortalecer SUS nos municípios

Parceria visa fortalecer SUS nos municípios

Parceria visa fortalecer SUS nos municípios 5046 4000 Fecam Portal

O acesso à saúde é um direito que consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e aqui no Brasil, após a Reforma Sanitária e acesso a ela é uma conquista por meio do Sistema Único de Saúde presente na Constituição Federal de 1988 no artigo 196.

Para fortalecer os princípios do SUS, o Observatório SUS de Florianópolis foi criado em abril deste ano. Os representantes Ricardo Baratieri, diretor de Relações Institucionais, e Jorge Lorenzetti diretor técnico estiveram na sede da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina em reunião com a diretora executiva, Sisi Blind e o consultor em saúde, Jailson Lima.

A iniciativa da organização é ser um espaço de diagnósticos para construir propostas nas resoluções das demandas presentes no SUS que dificultam o acesso, à demora nos atendimentos e à qualidade dos serviços.

De acordo com a diretora executiva, Sisi Blind, o objetivo da parceria é “construir uma cooperação que tenha uma mão dupla das duas organizações em conjunto com o COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina) para que esse diagnóstico seja estendido pelos municípios de todo o Estado.”

Inicialmente a FECAM vai prestar apoio técnico em tecnologia da informação e comunicação.