• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Prefeitos de toda América Latina reunidos em Florianópolis

Prefeitos de toda América Latina reunidos em Florianópolis

Prefeitos de toda América Latina reunidos em Florianópolis 150 150 Fecam Portal

Prefeitos, representantes de governos locais e autoridades legislativas dos 20 países que integram a América Latina participam nos dias 25, 26 e 27 de julho, do maior evento internacional de municípios – o III Congresso Latino Americano de Cidades e Governos Locais, realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Federação Latino-americana de Cidades (Flacma), com apoio da FECAM e de todas as federações do país. O encontro acontece no auditório do CentroSul, em Florianópolis.


 


O objetivo do Congresso é compartilhar experiências municipais de sucesso, oportunizar a obtenção de recursos internacionais para o financiamento de projetos voltados ao desenvolvimento local e atrair investimentos para setores estratégicos do município.


 


A abertura do evento no dia 25 de julho, às 14h, contará com as presenças do co-presidente da FLACMA, Johnny Araya, prefeito de San José da Costa Rica e o co-presidente da Organização Mundial (CGLU), Paco Moncayo, prefeito de Quito do Equador. Já para representar o Brasil, a organização convidou o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira. Também participam da solenidade o Presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o Presidente da FECAM, José Milton Scheffer – prefeito de Sombrio e o Presidente de Frente Nacional de Prefeitos, João Paulo de Lima e Silva.


 


Segundo o presidente da FECAM, José Milton Scheffer, a escolha do estado de Santa Catarina e da cidade de Florianópolis para sediar o evento internacional, é um reconhecimento do movimento municipalista brasileiro ao trabalho desenvolvido pela FECAM e associações microrregionais no fortalecimento do modelo de associativismo catarinense. “Vamos mobilizar os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários e técnicos municipais para que a comitiva catarinense seja destaque, mais uma vez, nos eventos do movimento municipalista”, disse.


 


Programação


 


A programação é voltada para a apresentação de experiências municipais de sucesso nas áreas de planejamento urbano, educação, saúde, meio ambiente, segurança pública, cultura, social, inclusão digital e cooperação técnica. Os temas serão apresentados por gestores municipais da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Peru, México, Nicarágua e Venezuela.


 


As experiências municipais brasileiras estarão em destaque no dia 26 de julho. O prefeito de Diadema/SP, José de Filippi Junior, apresentará o programa de segurança pública. Já o prefeito de Petrópolis/RJ, Rubens Bomtempo, demonstrará projetos de inclusão digital. Santa Catarina estará representada pelo prefeito de Florianópolis, Dário Berger, que será o moderador do painel O Meio Ambiente Sustentável: o Problema das Mudanças Climáticas.


 


As agências internacionais que financiam iniciativas municipais em vários países do mundo, como a Aliança de Cidades, a UM-Habitat, a Cifal-Unitar, a ART Iniciativa e o International Finance Corporation (IFC) também apresentarão seus programas no Congresso.


 


Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, será uma oportunidade dos gestores municipais aprenderem com as novas visões, as culturas e as distintas realidades de outros países. Além de inserir o município em uma rede global voltada à cooperação descentralizada mediante irmanamentos, convênios de parcerias, memorandos de entendimentos com outras cidades


 


I Encontro de Cidades Fronteiriças do Brasil


O I Encontro de Cidades Fronteiriças do Brasil ocorrerá também durante o congresso latino-americano. O objetivo é reunir os prefeitos dos municípios localizados ao longo da fronteira brasileira para discutir questões e soluções comuns a essas regiões. O Brasil tem 121 municípios fronteiriços. 


 


Mostra Internacional


Entre as atividades do congresso, está a Mostra Internacional de Soluções Locais, que visa a promover a troca de soluções administrativas e a divulgação de produtos e serviços voltados para os municípios.

Clique aqui para acessar a programação completa


 


Fonte: Ascom com informações da Agência CNM