• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Cinco Prefeituras de Santa Catarina assinam Acordo Cidades 2030

Cinco Prefeituras de Santa Catarina assinam Acordo Cidades 2030

Cinco Prefeituras de Santa Catarina assinam Acordo Cidades 2030 1280 744 Fecam Portal

A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) assinou na tarde de sexta-feira o Acordo Cidades 2030, uma cooperação com o Movimento ODS Santa Catarina, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com o objetivo de auxiliar os municípios catarinenses a alcançarem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU). No próprio evento, assinaram o acordo as prefeituras de Florianópolis, São José, Jaraguá do Sul, Palhoça e Gravatal.

Os ODS são um apelo global para que sejam realizadas ações locais para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. O evento foi realizado na Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) e reuniu representantes dos municípios do Estado.

Prefeituras que desejam aderir gratuitamente ao programa podem solicitar através do e-mail: ods@fecam.org.br ou através do site www.ods.fecam.org.br.

Durante a abertura, o prefeito de Orleans e presidente da FECAM, Jorge Luiz Koch, reforçou a importância da participação dos municípios do Programa Cidades Sustentáveis como uma ferramenta de planejamento urbano integrado. “Enquanto FECAM, queremos entregar para todos os municípios a possibilidade de implementar políticas públicas estruturantes, e isso passa pela vontade de fazer. Assim, precisamos engajar nossos servidores para que esta seja uma política perene”.

Participaram também os prefeitos de Florianópolis, Topazio Neto; de São José, Orvino Coelho de Ávila; de Jaraguá do Sul, Jair Franzner e a vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Renata Sene, prefeita de Francisco Morato (SP). Também participaram a coordenadora do programa Cidades Sustentáveis, Zuleira Goulart; o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Jairo Sartoretto; o deputado estadual Fabiano Luz (PT) e o Coordenador Geral do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, Gilson Zimmermann.

Entregas para os municípios catarinenses

Durante o evento foram apresentados para as prefeituras catarinenses o Programa Cidades Sustentáveis, com metodologias e ferramentas para implementação e o desenvolvimento dos ODS, uma ferramenta para monitoramento dos indicadores e um guia para colaboração nos ODS entre prefeituras e instituições de ensino superior (IES) que foi lançado nesta tarde também.

Prefeitura de Francisco Morato e os ODS

Com o objetivo de inspirar os municípios catarinenses a aderirem ao Acordo Cidades 2030, a prefeita Renata Sene apresentou as experiências realizadas desde o início da sua gestão na cidade paulista de Francisco Morato, focadas na realização dos objetivos que tenham relação com a realidade do município.

As experiências contemplam as políticas públicas de planejamento e monitoramento, o programa desenvolvimento urbano sustentável, o projeto “Migrantes Bolivianos: Hospitalidade, Multilinguismo e Interculturalidade” e também “Minha Cidade Sustentável no Futuro”, entre outros. Além disso, a cidade implantou plano plurianual participativo regionalizado, tendo assim seus orçamentos organizados por território, e com a participação da população.

“Eu entendo que a agenda é uma forte fonte de inspiração de transformação para todas as cidades, ela está posta, é um documento muito estudado, eu fiz escolha dos ODS que falassem com a minha cidade. Os desafios não se esgotaram, mas agora tenho a segurança de um planejamento que vai ser eficiente que vai levar direito às pessoas” reforça Renata Sene que é também é vice-presidente de Parcerias ODS pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Confira abaixo a live que está disponível no canal do Youtube da FECAM.