Desenvolvimento Regional

2.1 - Orientar os Municípios na implementação da política nacional do turismo, auxiliando no planejamento do desenvolvimento da atividade turística.

Desenvolvimento Municipal e Regional : CR-04

Objetivo

Objetivo Estratégico 2 - Fomentar o desenvolvimento turístico nos Municípios por meio da implementação da política nacional do turismo (artigo 5º da política nacional, inciso VI)

Atividades

  • Orientar os Gestores através pareceres e comunicados, sobre o atendimento a Política Nacional, com destaque para o Programa de Regionalização do Turismo, além de outros projetos e programas

  • Sensibilizar os prefeitos para a importância do aproveitamento das potencialidades turísticas locais e regionais de forma planejada.

  • Envolver lideranças locais e regionais buscando a criação do Colegiado de Turismo, para discussão de políticas públicas e articulação política.

  • Mobilizar as Associações de municípios para realização de reuniões regionais e mapeamento dos agentes envolvidos com a atividade nos municípios, visando o repasse de informações e levantamento das dificuldades na gestão

  • Organizar seminários, cursos e oficinas de capacitação, buscando qualificar os gestores públicos para desenvolver de forma planejada e integrada as potencialidades turísticas dos municípios, com foco na identidade regional.

  • Auxiliar tecnicamente Colegiados e Municípios na estruturação dos Sistemas Municipais de Turismo

  • Acompanhar e orientar os municípios (em parceria com MTUR e SOL) na formulação e implementação de políticas voltadas ao desenvolvimento da atividade turística

Metas

  • Meta Cancelada - Alcançar 30% dos Municípios que estão inseridos no Mapa Turístico tenham Plano Municipal de Turismo

  • Alcançar 70% dos Municípios contemplados no mapa de regionalização do turismo, passando de 184 para 206

Envolvidos

Federação Catarinense de Municípios

Cristiane de Lima Farias

Assistente em Políticas Públicas

Raquel Pedroso Rodrigues

Assessora de Turismo, Cultura e Educação

Atualizacões

Status Geral

Metas Na Faixa de Tolerância

Andamento

4 de 5 atividades concluídas.

Data de início: 09 de janeiro

Data de fim: 20 de dezembro

Área

Responsável

Cultura, Educação e Turismo

Raquel Pedroso Rodrigues

Assessora de Turismo e Cultura

Arquivos