• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Secretários executivos das associações de municípios realizam encontro em Canoinhas

Secretarios_executivos_se_reuniram_em_Canoinhas_para_discutir_questoes_referentes_ao_municipalismo

Secretários executivos das associações de municípios realizam encontro em Canoinhas

Secretários executivos das associações de municípios realizam encontro em Canoinhas 600 400 Fecam Portal

Na segunda e terça-feira (26 e 27) os secretários executivos se reuniram no município de Canoinhas para discutir questões referentes aos trabalhos realizados pelas associações do Estado. Abriram o encontro o presidente da Amplanorte e prefeito de Canoinhas, Leoberto Weinert; o presidente da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) e prefeito de Luzerna, Norival Fiorin; o secretário executivo da AMPLANORTE, Luiz Cesar Batista; e o diretor executivo da FECAM, Celso Vedana.

A discussão sobre o Plano de Trabalho 2010 da FECAM abriu o primeiro dia do encontro. Foram apresentadas as atividades e ações estratégicas para o próximo ano elaboradas pela equipe da Federação durante reunião de trabalho realizada no último final de semana. O assessor de planejamento da FECAM, Paulo Costa, apresentou a missão e a visão da entidade, e também os eixos estratégicos que nortearão os trabalhos. Os secretários das associações irão receber o planejamento realizado para fazer suas considerações e deixá-lo de acordo com os interesses comuns.

Em seguida, a assistente social da FECAM e coordenadora da EGEM, Janice Merigo, falou sobre a realização dos cursos em 2009, dos quais participaram aproximadamente cinco mil servidores desde janeiro até outubro deste ano. Também foi apresentada a programação para os próximos meses.

A reunião prosseguiu com uma apresentação dos cursos de ensino à distância na área da administração pública da Unisul Virtual. São diversos cursos ofertados aos municípios que poderão capacitar gestor e qualificar os serviços nas prefeituras.

Na parte da tarde, o diretor presidente da empresa IPM Softwares Inteligentes, Aldo Mees, falou sobre o projeto para implantação de provedor fiscal para gestão do ISSQN, que será estudado pelos secretários para próximos encaminhamentos. O encontro seguiu com a apresentação, feita pelo secretário da AMFRI, Célio Bernardino, sobre estratégias de fortalecimento do Sindicato dos Empregados das Associações de Municípios de Santa Catarina; do secretário da AMVALI, Alessandro Vargas, sobre estratégias de sustentabilidade das associações; e da AMPLANORTE, sobre experiência de coleta e destino de resíduos sólidos em Canoinhas.

Paralelamente, as assistentes sociais das associações de municípios realizaram reunião para discutir encaminhamentos da área e os trabalhos realizados nas regiões.

No segundo dia do encontro, os assuntos referentes ao Movimento Econômico tomaram a maior parte da manhã. O representate da Secretaria de Estado da Fazenda, Ari José Pritsch, destacou alguns pontos importantes para o melhor aproveitamento das reuniões dos grupos de trabalho e pediu aos secretários que levassem aquelas informações aos responsáveis pela área em cada associação. Ainda pela manhã, foi apresentada uma proposta de implantação de software para gestão tributária pelo representante da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), Francisco Cunha.

ASCOM/FECAM