• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Técnicos do MDS capacitam os municípios da AMOSC e AMURES

Técnicos do MDS capacitam os municípios da AMOSC e AMURES

Técnicos do MDS capacitam os municípios da AMOSC e AMURES 150 150 Fecam Portal

A prestação de contas informatizada, por meio do SUAS WEB foi o principal tema em discussão nos treinamentos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, em Santa Catarina. Nesta semana, os técnicos do MDS realizaram duas capacitações voltadas aos gestores municipais de assistência social e contadores dos municípios de abrangência da AMOSC, no dia 27.11 e AMURES, no dia 29.11. Os treinamentos atendem a solicitação da FECAM ao MDS.


 


Segundo a assistente social do departamento de gestão do SUAS, Alessandra Lopes Gadioli, foi a primeira vez que os municípios prestaram contas das ações sociais, referentes ao exercício de 2005, via Internet. Por isso, muitos apresentaram dificuldades no repasse de informações. “Todos os municípios catarinenses prestaram contas ao ministério dentro do prazo. Nestas capacitações foi apresentado o correto preenchimento dos dados no SUAS WEB e os critérios de análise das informações”, disse.


 


Os técnicos do MDS apresentaram as alterações da Portaria 351/2006, que determina que os saldos referentes ao exercício de 2005 devem permanecer no município para investimentos no próprio nível de proteção.


 


Os participantes também tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas em relação a integração do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Bolsa Família.


 


Participaram da capacitação os técnicos do MDS, Alessandra Lopes Gadioli – assistente social do departamento de gestão do SUAS, Cristiane Ferreira – assistente social e assessora do Departamento de Proteção Social Básica e Kariny Alves – assistente social do Departamento de Proteção Social Especial.


 


Fonte: Ascom FECAM