• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Oficina discute atuação das associações de municípios

Encontro_de_secretarios_executivos_em_Rio_dos_Cedros

Oficina discute atuação das associações de municípios

Oficina discute atuação das associações de municípios 600 401 Fecam Portal

Dayane Nunes
ASCOM/FECAM

Melhorar o desempenho das associações de municípios, da FECAM e dos secretários executivos no atendimento aos municípios foi o objetivo da Oficina de Qualificação e Relacionamento Interpessoal, realizada pela FECAM, na última quinta-feira (25), em Rio dos Cedros. O encontro encerrou na sexta-feira, com uma palestra sobre relacionamento interpessoal. A oficina reuniu secretários executivos e representantes de 17 das 20 associações de municípios. O diretor executivo, Celso Vedana, coordenou o encontro, que também contou com a participação da equipe técnica da instituição. A AMMVI foi a associação anfitriã da oficina.

Cada secretário executivo expôs suas ações e projetos. Eles realizaram atividades de planejamento, que foram conduzidas pelo consultor em planejamento da FECAM, Valério Turnês. Durante as discussões sobre os principais problemas enfrentados pelos secretários executivos no seu dia-a-dia, o consultor mapeou a opinião das associações de municípios em relação à atuação da Federação e os problemas comuns no relacionamento com entidades locais e no ambiente de trabalho interno. As sugestões dos secretários executivos vão subsidiar o planejamento estratégico da FECAM.

Na avaliação do diretor executivo, Celso Vedana, o encontro atendeu as expectativas, na medida em que os próprios secretários executivos apontaram ações para transformar seus problemas em soluções. "Foi possível perceber que as dificuldades são comuns entre as regiões, por isso a importância destes encontros para resolver os conflitos e impulsionar ainda mais o crescimento da FECAM e das associações", disse.

O secretário executivo da Granfpolis, Miguel Faraco, que há 35 anos atua no municipalismo catarinense, onde já ocupou o cargo de secretário da Federação, fez um relato sobre o crescimento do movimento. Ele lembrou que a Federação avançou muito com a implementação do planejamento estratégico, iniciado em 1997. "Os encontros de secretários executivos, que surgiram na época dos secretários executivos da AMMOC, Atílio Hermes e da AMMVI, Dalto dos Reis foi muito importante para o crescimento das associações e da FECAM", disse.

Para Faraco, as associações de municípios estão desenvolvendo importantes projetos aos municípios, como por exemplo na elaboração dos planos diretores e na apuração dos índices do ICMS as cidades.

Orientações sobre oratória
Na sexta-feira, a programação abordou dicas de como falar em público com naturalidade e entusiasmo. As orientações foram realizadas pelo especialista Acácio Moraes Garcia que é diretor do Instituto Motivacional de Criatividade e Expressão Verbal. Sua atuação no mercado de trabalho é nas áreas de Desenvolvimento Gerencial, Recursos Humanos, Psico-Pedagogia, Escola Superior da Magistratura e Gestão de Marketing.

Os secretários executivos participaram ainda de atividades práticas e receberam treinamento de etiqueta profissional.

Projeto Regin
As associações de municípios comprometeram-se a apoiar a FECAM na implementação do Projeto Regin nos municípios catarinenses. O presidente da Jucesc, Antônio Zimermann, o consultor comercial da Brasil Telecom, Luiz Henrique Dantas e o gerente de território, Claudiomir dos Santos também participaram da reunião

 

Assessoria de Comunicação
imprensa@fecam.org.br
(48)3221 8816