• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Quem Somos

FECAM: em defesa do municipalismo catarinense

A Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) trabalha para construir,  apoiar e representar o movimento municipalista catarinense.

A FECAM tem atuado ao longo da sua trajetória, há mais de quatro décadas, pela melhoria de qualidade de vida da população catarinense. As mãos que moldaram e moldam essa história sempre trabalharam para impulsionar a gestão pública municipal.

O auxílio prestado aos municípios em setores como a tecnologia, a assistência social, a educação, entre outros, tem sido indispensável para o desenvolvimento de nossas cidades, com resultados que beneficiam nossos cidadãos e cidadãs.

A FECAM atua para fortalecer as associações, consórcios e municípios catarinenses, com respeito a opiniões diversas e com muito diálogo, e para colocar a bandeira do municipalismo no lugar de merecido destaque e mérito.

Mais representatividade: a nova comunicação visual da FECAM

Santa Catarina possui 295 municípios e 21 Associações de Municípios. Todas elas estão representadas no mapa da nova logo da FECAM, dividido em 21 partes, com cores que buscam representar a cultura e a economia diversificadas do nosso Estado.

Dentro da premissa do municipalismo e do fortalecimento das nossas Associações de Municípios, a concepção da nova comunicação visual da FECAM foi criada, em 2021, no sentido de respeitar o que dita o escopo da instituição, ou seja, a representatividade de todos os munícipios e regiões.

A figura colorida do mapa catarinense traduz todos os povos imigrantes que construíram esse estado, todas as línguas e todas as etnias que desenharam essa linda história de Santa Catarina. A peça é dividida em 21 partes, que representam cada Associação do municipalismo catarinense.

Para harmonizar conceito e imagem, foi criado o slogan Fortalecer os Municípios para Fortalecer os Catarinenses, com uma fonte forte e de fácil aplicabilidade. A FECAM está atenta aos novos tempos, que exigem renovação e atualização para atender as expectativas da população.

História

Quase 20 anos depois do início do Movimento Municipalista em Santa Catarina, com o surgimento das primeiras associações regionais, foi criada a FECAM, que viria a unificar a luta dos municípios catarinenses.

Em 1980 o país se encontrava em um período de transição. Há pouco a anistia aos presos da ditadura, a volta dos partidos políticos havia sido decretada e a dura repressão dos tempos do AI-5 havia amenizado. Era um período de liberalização e de grande movimentação social. Greves, manifestações públicas e organização popular voltavam ao cenário nacional. Os sindicatos urbanos e rurais começavam a reaparecer. Associações e federações representativas de diversos segmentos da sociedade surgiam por todos os cantos do país.

Em Santa Catarina, o associativismo municipal vinha acumulando forças. Associações de municípios foram surgindo desde o início dos anos 60. Vinte anos depois, o Estado contava com 15 associações, que atingiam todas as regiões do território catarinense sendo que algumas delas, inclusive, já serviam de modelo para municípios de outros estados brasileiros.

No entanto, existia uma dificuldade. As Associações eram incapazes de unir forças para reivindicar assuntos de interesse dos municípios junto aos governos estadual e federal. “O início da organização municipalista foi difícil, já que vivíamos um período de exceção institucional e o centralismo tributário era imenso”, explica Milton Sander, primeiro presidente da FECAM e ex-prefeito de Chapecó.

É em meio a esse cenário e essa problemática que o associativismo municipal catarinense construiu sua viga de sustentação. A Federação Catarinense de Municípios – FECAM foi então fundada no dia 03 de julho de 1980, na cidade de Chapecó, com o nome de Federação Catarinense das Associações Municipais.

A FECAM foi fundada a partir da realização de duas assembleias, que contaram com a participação de prefeitos, representantes das associações de municípios, além de diversas autoridades. Na primeira assembleia, realizada no dia 08 de abril de 1980, em Brusque, e que contou com a participação do então vice-governador do Estado Henrique Córdova, foi proposta a criação da entidade e apresentado o modelo do estatuto que viria a regê-la, ficando agendada a data de 03 de julho para a realização de outra assembleia.

Nesta segunda, realizada na cidade de Chapecó, foi então aprovado o Estatuto Social da Federação Catarinense das Associações Municipais – FECAM, além de ser feita a eleição da primeira diretoria da entidade (eleita, em caráter provisório, até janeiro de 1981), sob presidência do então prefeito de Chapecó e coordenador estadual da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, Milton Sander. Com isso, era formalizada a criação da FECAM e começava se consolidar o movimento municipalista catarinense. Em 11 de dezembro de 1983, a federação foi declarada de utilidade pública pela Lei nº 6315.

Mapa do municipalismo catarinense

1ª Diretoria da FECAM

  • Presidente: Milton Sander – Prefeito de Chapecó
  • 1º Vice-presidente: Rogério Tarzan da Silva – Prefeito de São Joaquim
  • 2º Vice-presidente: Luiz Soldatelli – Prefeito de Rio do Sul
  • Secretário: Hilton Osni Pereira – Prefeito de Jaguaruna

Conselho Fiscal – Titulares

  • Henry Paul – Prefeito de Timbó
  • Roberval Pilotto – Prefeito de Urussanga
  • Benedito T. de Carvalho – Prefeito de Canoinhas

Conselho Fiscal – Suplentes

  • Gecy Thives – Prefeito de São José
  • Evandro Freitas – Prefeito de Joaçaba
  • Henrique Deiss – Prefeito de Mondaí
  • Municípios presentes na Assembleia de Constituição da FECAM

1ª Assembléia – 08/08/1980

Ascurra – Balneário Camboriú – Barra Velha – Biguaçu – Blumenau – Botuverá – Braço do Norte – Brusque – Caçador – Campo Alegre – Campo Belo do Sul – Canoinhas – Chapecó – Florianópolis – Guabiruba – Herval d´Oeste – Itajaí – Itapema – Jaguaruna – Joaçaba – Laurentino – Lontras – Major Gercino – Maravilha – Massaranduba – Modelo – Mondaí – Navegantes – Pomerode – Presidente Nereu – Rio do Sul – Rio Fortuna – São Bento do Sul – São Bonifácio – São Francisco do Sul – São Joaquim – São José do Cerrito – São Miguel do Oeste – Tubarão – Urussanga – Videira – Xanxerê

Últimas Notícias