• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM apresenta demandas municipalistas ao secretário de Estado do Desenvolvimento Social

FECAM apresenta demandas municipalistas ao secretário de Estado do Desenvolvimento Social

FECAM apresenta demandas municipalistas ao secretário de Estado do Desenvolvimento Social 2560 1707 Fecam Portal

Nesta segunda-feira (30), a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) apresentou  as principais demandas municipalistas ao secretário estadual do Desenvolvimento Social, João Batista Costa. O presidente da entidade e prefeito de Orleans, Jorge Koch, a diretora executiva Sisi Blind e a assessora em Políticas Públicas Janice Merigo estiveram presentes na sede da Secretaria.

Koch destacou que os municípios precisam ter cofinanciamento automático e regular para a oferta dos serviços continuados e dos benefícios, assim como uma estruturação da equipe técnica da Secretaria, para que os Municípios tenham apoio técnico. O presidente também reafirmou a importância da regionalização dos serviços de média e alta complexidade.

O presidente da FECAM colocou a instituição à disposição da Secretaria para que os municípios possam ser atendidos, fazendo com que as informações possam chegar de maneira mais eficiente, especialmente quanto à utilização de recursos.

Sisi Blind, diretora executiva da instituição, destacou que a maior parte dos municípios catarinenses, que possuem até 20 mil habitantes, tem dificuldade de ofertar diretamente o atendimento de violações de direito e serviços de alta complexidade em assistência social. Por isso, ela reafirmou a necessidade de atendimento regionalizado da própria Secretaria Estadual. Blind também reforçou a necessidade de que os recursos sejam repassados no início de cada ano, para que possam ser utilizados no exercício anual.