• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Guia Turístico dos Municípios de Santa Catarina

GuiaSC – Guia Turístico dos Municípios de Santa Catarina

A RedeCIM (Rede Catarinense de Informações Municipais), oferece integração e inclusão digital aos municípios do Estado de Santa Catarina permitindo o aprimoramento da gestão pública municipal graças à incorporação de ferramentas eletrônicas que facilitam os processos administrativos e incluem o município no mundo digital.

Um dos sistemas disponibilizados pela Rede é o Guia Turístico dos Municípios Catarinenses-GuiaSC (www.GuiaSC.tur.br), site de turismo criado em 2004 pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da SANTUR e da então Secretaria da Organização do Lazer (convênio SOL nº 2.893/2004-2).

As informações divulgadas no GuiaSC são coletadas automaticamente nos portais dos municípios integrantes da RedeCIM e acompanham o modelo do Programa de Regionalização do Turismo proposto pelo Ministério do Turismo, adotado pelo governo de Santa Catarina e pelas prefeituras municipais.

Todas essas informações são gravadas em um único banco de dados, oportunizando a sinergia dos dados e fortalecendo toda a rede. Esta integração permite a cada município utilizar ferramentas de gerenciamento de conteúdo para construir e atualizar seu site institucional, que integra o banco de dados da FECAM.

O Portal GuiaSC disponibiliza informações referente aos atrativos e equipamentos turísticos, história dos municípios, hospedagens, gastronomia, eventos e são acessadas por meio de buscas por cidade, roteiro turístico ou área de interesse.

A rede de informações turísticas formada pelo Guia Turístico dos Municípios Catarinenses GuiaSC e pelos Portais Municipais de Turismo visa promover o turismo no Estado, propiciando a divulgação por município e estimulando a roteirização, ao invés destes competirem entre si. A rede possui atualmente um dos maiores bancos de dados com informações disponibilizadas pelos próprios municípios, que pode ter sua relevância avaliada nos registros abaixo:

  • 2.011 Atrativos Cadastrados
  • 1.194 Empreendimentos Gastronômicos Cadastrados
  • 682 Hospedagens Cadastradas

Responsável

Dayna Maressa S. Pacheco Pamato
Desenvolvimento Econômico e Turismo
Email: turismo@fecam.org.br
Telefone: (48) 3221-8800