• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

AMESC, AMREC e AMUREL tratam sobre política de assistência social e SUAS

AMESC, AMREC e AMUREL tratam sobre política de assistência social e SUAS

AMESC, AMREC e AMUREL tratam sobre política de assistência social e SUAS 720 629 Fecam Portal

Profissionais da assistência social da AMESC, AMREC e AMUREL (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense/ Associação dos Municípios da Região Carbonífera/ Associação dos Municípios da Região de Laguna), realizaram reunião técnica sobre política de assistência social e SUAS (Sistema Único de Assistência Social), no auditório da AMESC nesta terça-feira (23).

A assessoria de Políticas Públicas da AMESC, Rosangela Paulino Alexandrino, pontua que a pauta contou com algumas contextualizações da política de assistência social; organização do SUAS; proteções sociais: Básica, Média e Alta; gestão orçamentária e financeira do SUAS; articulação de serviços e benefícios no SUAS e regionalização de serviços.

Participaram gestores, trabalhadores do SUAS e conselheiros municipais de assistência social. As facilitadoras foram a assessora em Políticas Públicas da FECAM, Janice Merigo, e a gerente da Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS), Gabriella Dorneles.

A coordenadora do CREAS de Araranguá e presidente do Colegiado Regional de Assistência Social da AMESC, Taís Coelho, observa a importância dos debates colegiados que fortalecem a política e demarcam avanços que ocorrem na forma de olhar a assistência social.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Orleans, presidente da FECAM, Jorge Koch, e os prefeitos de Morro Grande, Clélio Daniel Olivo, e de Turvo, Sandro Cirimbelli.

O presidente da FECAM, Jorge Koch, reforçou a preocupação dos gestores em relação a assistência social, e a cautela diante do quadro da queda na arrecadação de ICMS. “Os gestores municipais têm se esforçado para reduzir os impactos que teremos até o final do ano”.

Com informações da AMESC