• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Amosc e Fecam homenageiam ex-prefeito Telvino Basso

Telvino_Basso_recebe_Merito_Municipalista

Amosc e Fecam homenageiam ex-prefeito Telvino Basso

Amosc e Fecam homenageiam ex-prefeito Telvino Basso 280 210 Fecam Portal

Um dos poucos homens públicos catarinenses a ocupar quatro vezes o cargo de prefeito municipal, o ex-administrador público Telvino Basso foi homenageado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) durante assembléia dessa entidade municipalista, no final da semana, em Chapecó.


 


O presidente da Amosc, prefeito Gilberto Ari Tomasi, entregou em nome da Fecam placa de honra ao mérito e destacou o papel do homenageado na organização da vida comunitária e na infra-estruturação do desenvolvimento de dois municípios: Coronel Freitas e Águas Frias.


 


Produtor rural com 64 anos de idade, Telvino Basso ocupou por 18 anos o cargo de prefeito municipal, sempre pelo mesmo partido político, a Arena e seu sucessor, o atual PP. Foi eleito para dois mandatos em Coronel Freitas, onde administrou o município por dez anos de 1973 a 1977 e de 1982 a 1988. Depois, coordenou o processo emancipatório do distrito de Águas Frias, sendo seu prefeito de 1993 a 1996 e de 2001 a 2004.


 


Relata que, no princípio, os maiores desafios consistiam em duas frentes: dotar os municípios de infra-estrutura para a produção, especialmente estradas, eletrificação rural, silos e armazéns e melhorar os serviços públicos com escolas e postos de saúde. Basso foi o pioneiro na criação das patrulhas rodoviárias mecanizadas nos Distritos, as quais eram entregues em regime de comodato à comunidades rurais.


 


Aos novos administradores, Telvino dá um conselho: evitar comprometer mais de 30% da receita municipal com a folha de pagamento do pessoal e apoiar os setores produtivos.


 


O presidente Gilberto Ari Tomasi destacou que a Fecam homenageou seis personalidades nos festejos dos 25º aniversário, sendo três da Amosc, além de Basso, o ex-prefeito e fundador da Fecam Milton Sander e o secretário executivo Celso Vedana.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Amosc