• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Após dois anos, Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura realiza sua 10ª edição

Após dois anos, Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura realiza sua 10ª edição

Após dois anos, Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura realiza sua 10ª edição 1024 576 Fecam Portal

O Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura vai chegar a sua 10a edição, após ter sido cancelado em 2020 e 2021 em razão da pandemia da Covid-19. Realizado em Ibirama, o encontro acontece nos dias 11,12 e 13 de maio e pretende reunir mais de 200 participantes. Até o dia 3 de maio, eles representavam 118 municípios inscritos.

O evento oportuniza o debate das políticas públicas do setor cultural e o diálogo entre a Secretaria Especial de Cultura, o Governo do Estado e as prefeituras para fortalecer as ações de programas já existentes e abrir caminhos para futuras parcerias. O encontro é da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) por meio do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura (CONGESC) em parceria com a Prefeitura de Ibirama.

Serão três dias aprofundando-se em temas como diversidade cultural e gestão da cultura na pandemia, com foco nos aprendizados adquiridos. Os participantes podem escolher entre seis oficinas específicas: Gestão de Acervo e Educação Patrimonial, Planejamento Estratégico e Ações Culturais, Práticas Administrativas (nova lei de licitações), Gestão de Linguagens Artísticas (Conselhos municipais), Cultura como Matriz Econômica e Transversalidade da cultura.

O prefeito de Orleans e presidente da FECAM, Jorge Luiz Koch, realizou o convite para gestores de cultura, reforçando a importância do encontro em fortalecer o relacionamento entre as entidades e os participantes na construção da história cultural dos municípios, confira o vídeo abaixo.