• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Assembleia da FECAM reuniu prefeitos de Santa Catarina

Assembleia da FECAM reuniu prefeitos de Santa Catarina

Assembleia da FECAM reuniu prefeitos de Santa Catarina 2048 1365 Fecam Portal

Foi realizada, nesta quinta-feira (23), a Assembleia da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM). Prefeitos, representantes de associações de municípios, consórcios e executivos estiveram presentes. Dentre os assuntos deliberados, estão a reforma do estatuto, a apresentação dos termos de cooperação assinados pela instituição e a apresentação do orçamento de 2023. A sessão foi realizada na sede da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) e transmitida para aqueles que não puderam estar presentes presencialmente.

O presidente da FECAM, Jorge Koch, reafirmou que a participação dos prefeitos nesta assembleia é de grande importância e agradeceu a todos que se fizeram presentes. O prefeito de Agrolândia e coordenador do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (COMAC), José Constante, apresentou o congresso e o cronograma e convidou todos os prefeitos catarinenses a participarem. Antes chamado de Congresso dos Prefeitos, o evento está de volta após dois anos devido à pandemia.

Os acordos de cooperação assinados pela FECAM em 2021 e os que serão assinados em 2022 foram apresentados e aprovados. Outro ponto também aprovado por unanimidade pelos presentes foi a apresentação do orçamento de 2023, reajustado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A reforma estatutária da FECAM, conforme a lei federal que regulamenta as federações e associações, também foi apresentada e aprovada.

Ao final da assembleia, Hugo Lembeck, representante da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) convidou todos para a mobilização municipalista pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015, que proíbe a criação de novos encargos para os municípios sem a devida previsão orçamentária, que acontece no dia 5 de julho, em Brasília.