• FECAM - Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina

Associação de Municípios do Vale Europeu lança projeto em prol do desenvolvimento regional

Associação de Municípios do Vale Europeu lança projeto em prol do desenvolvimento regional

Associação de Municípios do Vale Europeu lança projeto em prol do desenvolvimento regional 1024 683 Fecam Portal

A Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) lançou nesta quinta-feira, 7 de abril, o projeto Vale Europeu em Movimento, uma iniciativa inédita que busca reunir as lideranças municipais e a sociedade civil para que em conjunto debatam as prioridades para o desenvolvimento da região. O projeto terá duração de cinco meses e será finalizado em agosto, com a entrega do Manifesto pelo Desenvolvimento do Vale Europeu, documento que consolida todas as demandas levantadas durante os encontros nos municípios.

Durante coletiva de imprensa realizada nesta tarde, o presidente da Associação de Municípios do Vale Europeu, Arão Josino, explicou os objetivos da iniciativa. “Se queremos o desenvolvimento sustentável da nossa região, precisamos pensar em conjunto quais são as prioridades. Com diálogo e alinhamento entre todos os municípios, vamos identificar os projetos que precisamos lutar para executar. Depois que o Manifesto estiver pronto, vamos entregar para todos os candidatos ao executivo e legislativo estadual, para que eles saibam quais são as prioridades do Vale Europeu e tenham ciência de que estamos unidos para viabilizar isso”.

A partir da próxima semana, as equipes da Associação de Municípios do Vale Europeu e do Sebrae/SC, instituição contratada e responsável pela metodologia de elaboração do manifesto, irão percorrer os 14 municípios da região. A agenda nos municípios será separada em três grandes momentos. No período da tarde, os técnicos da Amve e das prefeituras debatem sobre as prioridades de cada área. Na sequência, as reuniões serão realizadas com os gestores municipais. Por fim, no período da noite, lideranças políticas, empresariais e comunitárias irão participar de reunião de planejamento, que inicia com uma palestra sobre desenvolvimento regional e segue com a aplicação da metodologia do Sebrae/SC.

“Avaliamos que essa sensibilização inicial é fundamental para que todos entendam a importância de debatermos o desenvolvimento da nossa região. E contratar o Sebrae/SC para executar essa metodologia foi uma decisão estratégia, já que a instituição tem consultores especialistas. Estamos nos organizando para fazer uma ação inédita que irá mostrar ao futuro governador, senador e deputados de Santa Catarina as reais necessidades da nossa região e, acima de tudo, a união dos municípios do Vale Europeu”, conclui o presidente da Associação, Arão Josino.

A Amve é formada pelos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Os primeiros munícipios a receber as equipes de trabalho do Vale Europeu em Movimento serão Ascurra, no dia 11 de abril, e Doutor Pedrinho, no dia 12 de abril. O evento de entrega do Manifesto do Vale Europeu aos candidatos está previsto para agosto.

Sobre a Amve

A Associação de Municípios do Vale Europeu atua em prol dos 14 municípios associados junto às esferas de governo, defende a autonomia municipal e fomenta o desenvolvimento regional. Como entidade de convergência dos interesses dos municípios associados, propicia o aperfeiçoamento da administração pública por meio da realização de capacitações, mobilizações, colegiados e assessorias técnicas.

Telegram
Messenger
Email
Phone
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Telegram