• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Ator joinvilense recebe Medalha do Mérito Cultural e promove “Semana Cruz e Sousa para Todos” para discutir arte e inclusão 

Ator joinvilense recebe Medalha do Mérito Cultural e promove “Semana Cruz e Sousa para Todos” para discutir arte e inclusão 

Ator joinvilense recebe Medalha do Mérito Cultural e promove “Semana Cruz e Sousa para Todos” para discutir arte e inclusão  1080 1080 Fecam Portal

Na última quinta-feira (24), o ator e professor de teatro Robson Benta foi uma das oito pessoas em todo o estado a receber a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa, conferido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura e do Conselho Estadual de Cultura, a personalidades e entidades como reconhecimento por suas atuações e contribuições à cultura de Santa Catarina. 

A solenidade aconteceu no Palácio Cruz Sousa, sede do Museu Histórico de Santa Catarina em Florianópolis, às 19 horas. A data marca o aniversário de Cruz e Sousa, poeta negro, catarinense e um dos mais importantes artistas do simbolismo no mundo. 

“A edição 2022 da Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa é especial para mim por ter sido merecedor, ao lado de outras pessoas pretas e do Kênia Clube, porque oferece para cada um de nós a oportunidade de reverenciar a grandeza da pessoa que foi o poeta e sua contribuição para que a gente siga lutando pelo reconhecimento do direito da pessoa preta de ocupar o lugar que ela quiser na sociedade”, descreve Robson, que recebeu a comenda das mãos da conselheira estadual de cultura, Elaine Sallas, representante da setorial de Teatro.

Há 38 anos Robson atua no cenário cultural catarinense. Dez anos atrás, fundou dentro do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (IMPAR) o Programa de Formação Cultural Arte para Todos com o objetivo de promover o acesso à experimentação, vivência e criação artística para pessoas neurodiversas, com deficiência, transtorno mental e outras características. Com esse trabalho, tem provocado discussões e reflexões sobre a importância das experiências artísticas na vida de todas as pessoas.

Ao longo de sua trajetória artística, o ator interpretou Cruz e Sousa no teatro e no cinema. A primeira vez foi em 1994 no curta-metragem “Alva Paixão”, da cineasta Maria Emília de Azevedo, ao lado da atriz Zezé Mota, que interpretou Gavita, companheira do poeta.

Além de Robson, outros dois representantes de Joinville receberam a Medalha Cruz e Sousa: o artista visual Sérgio Adriano H e a Sociedade Beneficente Kênia Clube.  

Semana Cruz e Sousa para Todos debate arte e inclusão 

Na próxima semana, o ator Robson Benta promove seis lives para conversar com profissionais de diferentes áreas sobre as obras de Cruz e Sousa e experiências e políticas de inclusão. Os bate-papos serão veiculados de 29 de novembro a 4 de dezembro, às 19h30, no canal do YouTube Robson Benta – Arte para Todos. 

Entre os convidados estão artistas, gestores públicos, representantes de organizações sociais e profissionais que trabalham com acessibilidade. Cada um deles representa diferentes regiões de Santa Catarina, como forma de ampliar a discussão para todo o estado e promover intercâmbios sobre práticas inclusivas adotadas em diferentes municípios. Todas as lives terão tradução em Libras. 

Paulo Suldovski, consultor em audiodescrição e assessor em inclusão e acessibilidade da Fecam (Federação Catarinense dos Municípios) é um dos entrevistados. Paulo, que é cego, falou sobre a importância da audiodescrição e de projetos que contemplem pessoas com deficiência. “É preciso dar acesso a todas as pessoas ao que lhes é garantido como direito, incluindo a cultura. Nesse sentido, as conversas que estamos promovendo são importantes para ampliar esse conhecimento e mostrar para a sociedade que nós também somos consumidores e produtores de cultura”, afirma Paulo. 

As conversas fazem parte da 2ª edição do projeto Cruz e Sousa para Todos – Últimos Sonetos para ver e ouvir”, lançada em agosto deste ano, que disponibilizou em videobook e audiobook 48 poemas do livro Últimos Sonetos do poeta Cruz e Sousa, traduzidos em Libras, para pessoas surdas, e com audiodescrição para pessoas cegas. Em 2021, a 1ª edição desse mesmo projeto já havia traduzido outros 48 sonetos, completando assim todos os poemas da obra. 

As duas edições do trabalho estão disponíveis para acesso gratuito no YouTube, no canal Robson Benta – Arte para Todos e podem ser utilizadas em sala de aula em práticas pedagógicas inclusivas para estudantes de diversas áreas. A iniciativa integra o Programa de Formação Cultural Arte para Todos, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (IMPAR), que em 2022 completa 10 anos de realizações artísticas e culturais, desenvolvidas com a participação de pessoas surdas, cegas, neurodiversas, com deficiência intelectual, deficiência física, transtorno mental e muitas outras características.

O projeto “Cruz e Sousa para Todos: Últimos Sonetos para Ver e Ouvir – 2ª Ediçãofoi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021 e executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. 

Confira abaixo a programação de cada uma das lives

29/11, às 19h30. Live com Paulo Suldóvski – consultor em audiodescrição e assessor em inclusão e acessibilidade da FECAM, e Núbia Amorim – intérprete e tradutora de Libras/Português com 20 anos de atuação profissional. 

https://youtu.be/Qfe8Q-M3vgw 

30/11, às 19h30. Live com Elen Guedes – assistente social e presidente da ADEVIPS (Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano) de Lages.  

https://youtu.be/f39irQ8WsGg 

1/12, às 19h30. Live com Eula Regina Maciel – narradora de audiolivros e audiopoemas.   

https://youtu.be/A47wSpqh_NE 

2/12, às 19h30. Live com Bruno Dariva – diretor de cultura de Concórdia. 

https://youtu.be/e8n-efVC5wc  

3/12, às 19h30. Live com Alessandra Aparecida dos Santos – artista e Superintendente de Cultura de Imbituba.   

https://youtu.be/IRNPngz6SXE 

4/12, às 19h30. Live com Pépe Sedrez – ator, diretor e professor de teatro em Blumenau. 

https://youtu.be/gbTxAsln9VQ 

Link Playlist Completa: https://www.youtube.com/playlist?list=PL23MYpiswMLxjWpL0qxs81TjU3PK6JttY