• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Autoridades prestigiam reunião dos prefeitos da Amesc

Julio_Garcia_participou_da_Assembleia_de_Prefeitos_da_Amesc

Autoridades prestigiam reunião dos prefeitos da Amesc

Autoridades prestigiam reunião dos prefeitos da Amesc 280 210 Fecam Portal

O presidente da Assembléia Legislativa, Júlio Garcia e o deputado federal, Leodegar Tiscoski, compareceram na última Assembléia Geral Ordinária organizada pela Amesc, em Jacinto Machado, durante a Festa do Colono no último dia 16 de julho. Representantes da 22ª SDR e secretários municipais também estiveram presentes a fim de discutirem diversos assuntos municipalistas, entre eles, a implantação do Serviço de Assistência Móvel às Urgências (SAMU).


 


Segundo o secretário de saúde de Araranguá, Dr. Henrique Peter, esse é um sistema que funciona na Europa há 11 anos e que agora se está tentando implantar no Brasil. A região está lutando por uma Unidade de Saúde avançada que ficaria em Araranguá. “Além da Unidade de Saúde Básica, que já está predestinada para Santa Rosa do Sul, precisamos de uma Unidade de suporte avançado para a região da Amesc, pois a Amrec e a Amurel terão. Se for para fazermos parte do SAMU, somente para disponibilizarmos de uma Unidade básica, realmente não nos interessa, pois não irá mudar nosso quadro de necessidades”, disse o presidente da Amesc, o prefeito José Milton Scheffer.


 


O Secretário Executivo da FECAM, Celso Vedana, também presente no encontro, tratou sobre o Fundef x Fundeb e do cuidado que os administradores municipais devem ter com mais esse projeto do Governo Federal. “Para alcançarmos 1% do aumento do FPM em Brasília leva 10 anos. Mas para que os municípios ajudem a financiar projetos governamentais não leva nem meses”, ressalta Vedana que ainda tratou da reforma tributária. O presidente Scheffer ressaltou que o Fórum de Desenvolvimento do Extremo Sul Catarinense (Fdesc), está trabalhando na colocação de mais de 80 placas de sinalização turística em toda a região do extremo sul, mérito do Comitê Temático do Turismo e do esforço político dos prefeitos. 


 


A próxima reunião itinerante da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), acontece em Turvo, durante a XVII Festa do Colono que se realiza de 18 a 21 de agosto.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Amesc