• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Boas práticas culturais são premiadas durante Fórum de Gestores Municipais de Cultura

Boas práticas culturais são premiadas durante Fórum de Gestores Municipais de Cultura

Boas práticas culturais são premiadas durante Fórum de Gestores Municipais de Cultura 2048 1365 Fecam Portal

O Conselho de Gestores Municipais de Cultura (CONGESC), entregou na noite desta quinta-feira (12) o Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural para três municípios e uma associação do Estado. São quatro categorias que valorizam e reconhecem as ações de gestão cultural realizadas pelos municípios catarinenses e associação de municípios.

A prefeitura de Chapecó foi a vencedora da categoria 1, que premiava municípios pela Implantação do Sistema Municipal de Cultura com todos os seus elementos. A cidade do Oeste venceu com a ação “Sistema Municipal de Cultura de Chapecó – Desafios e Conquista”. A presidente da Fundação Cultural de Chapecó, Roselaine Vinhas, destacou o trabalho pioneiro dos gestores da região. “É com bastante honra e carinho que a gente recebe essa premiação. Quero dedicar a todos que trabalham em prol do projeto. Agradeço especialmente à região da AMOSC e seus gestores que apoiam, constroem e estão juntos conosco”, enfatizou Vinhas.

O município de Itajaí, por meio do projeto “Conservatório de Música de Itajaí Carlinhos Niehues: 15 anos de ensino profissional em música” recebeu o primeiro lugar na Categoria 2, que premiava municípios pelo Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a formação na área da cultura. “Somos muito agradecidos pelo reconhecimento hoje. A trajetória do conservatório começou lá trás e ver o crescimento do projeto é gratificante”, pontuou o superintendente da Fundação Cultural de Itajaí – FCI, Normélio Weber.

O case “Virtualidade das Artes: Adaptar, Reinventar e Circular”, do município de Xanxerê, recebeu o primeiro lugar na categoria, que premiava municípios pelo Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a circulação artística. Segundo Diego Gon, representante dos municípios de Xanxerê, “esse é um prêmio que reconhece e fortalece ainda mais a luta em prol da cultura, e eu agradeço a todos que colaboraram até aqui”.

A última categoria contemplou as associações e o case premiado foi da AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí) com o Programa de Gestão Associada de Serviços Públicos na Área da Cultura na Região da AMFRI.

O Presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI e Superintendente da Fundação Municipal Cultural de Penha, Eduardo Bajara Souza, ressalta que a premiação é reconhecimento do trabalho realizado pelo Colegiado de Cultura da AMFRI, sempre com o apoio dos Prefeitos da região. “A ideia do Programa de Gestão Associada só foi possível devido ao apoio e respaldo dos Prefeitos da nossa região, que reconhecem a importância de valorizar a cultura, os artistas e toda a população”, finaliza.

O resultado completo do Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultura pode ser conferido abaixo.