• FECAM - Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina

Brasil terá nova Política Nacional de Assistência Social

Brasil terá nova Política Nacional de Assistência Social

Brasil terá nova Política Nacional de Assistência Social 150 150 Fecam Portal

O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) deve aprovar na próxima semana uma política Nacional de Assistência Social para o país. A estrutura da nova política será com base num Sistema Único de Assistência Social, com atenção voltada para a família. As mudanças devem melhorar a qualidade e o acesso da população aos serviços, programas e benefícios da assistência social.

De acordo com a Secretária Nacional de Assistência Social, Márcia Lopes, responsável pela formulação e coordenação da política, o Sistema Único vai regular , em todo o território nacional, um padrão de serviços. A partir daí, as pessoas vão saber quais os serviços sociais disponíveis, como ter acesso e vão conhecer o trabalho dos centros de Assistência Social, da mesma forma que conhecem a escola municipal como unidade básica da educação. Segundo Márcia Lopes, com a criação do Sistema Único, será montado um cadastro nacional para acompanhar e avaliar os serviços.

Este sistema vai permitir a descentralização dos recursos, vai permitir uma organização da rede e um sistema de comunicação mais ágil, para que a população conheça os seus direitos, saiba onde recorrer diante das necessidades, enfatizou Márcia.

A reunião do Conselho Nacional de Assistência Social começa na segunda (21/09) e vai até quarta feira da semana que vem, no senado Federal.



Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome