• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Caixa abre edital para Programa de Apoio ao Artesanato Brasileiro

Caixa abre edital para Programa de Apoio ao Artesanato Brasileiro

Caixa abre edital para Programa de Apoio ao Artesanato Brasileiro 150 150 Fecam Portal

Dayane Nunes
ASCOM/FECAM

Os municípios interessados em incentivar projetos que promovam o desenvolvimento de comunidades artesãs e à valorização do artesanato tradicional podem pleitear recursos junto à Caixa Econômica Federal, que está com edital aberto para o Programa Caixa de Apoio ao Artesanato Brasileiro. As inscrições encerram no dia 24 de outubro.

O valor máximo por projeto é de R$ 50 mil. O recurso poderá ser utilizado na aquisição de matéria-prima; de maquinário, ferramentas de trabalho e outros equipamentos; na comercialização da produção e na promoção de cursos e oficinas de capacitação voltados para o aprimoramento dos produtos e para a gestão de negócios. Ainda, financiará outros recursos necessários à produção de peças artesanais.

Cada município poderá inscrever até três projetos, que podem estar em andamento ou em fase de planejamento. Também podem participar do edital as cooperativas, associações, organismos não governamentais e comunitários, sem finalidades lucrativas, que contemplem em seu estatuto a realização de atividades culturais – e instituições de ensino superior, cuja natureza contemple atividades de extensão.

A assistente social da FECAM, Janice Merigo, destaca que o trabalho com comunidades artesãs é importante para garantir a geração de trabalho e renda para as famílias.

"Hoje com a nova reestruturação produtiva e as mudanças no mercado de trabalho, a busca por alternativas que viabilizem a garantia das necessidades básicas da população, são necessárias. A captação de recursos é hoje, uma das atribuições dos profissionais da área social. Não podemos mais depender somente de recursos dos municípios", explica.    

Clique aqui para acessar o site da Caixa.

 

Assessoria de Comunicação
(48)3221 8816
imprensa@fecam.org.br