• FECAM - Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina

Câmara instala comissão para acelerar votação do Fundeb

Câmara instala comissão para acelerar votação do Fundeb

Câmara instala comissão para acelerar votação do Fundeb 150 150 Fecam Portal

A Câmara instalou nesta segunda-feira uma comissão especial para analisar o texto, modificado pelo Senado, relativo à implantação do Fundeb. Criado pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 536/97, o Fundeb será novamente relatado na Câmara pela deputada Iara Bernardi (PT-SP). O deputado Severiano Alves (PDT-BA) irá presidir o colegiado.

A PEC do Fundeb foi aprovada pela Câmara em fevereiro, mas, como foi alterada no Senado, retornou para o exame dos deputados. A deputada Iara Bernardi explicou que a maioria dos deputados que compõem a comissão instalada hoje já discutiu a PEC anteriormente na Câmara, o que, segundo ela, irá contribuir para agilizar a votação da proposta. A relatora adiantou que vai consultar a comissão sobre três modificações que vieram do Senado.

As mudanças se referem à distribuição dos fundos nos estados. Para Iara Bernardi, há ambigüidade em um artigo que foi acrescentado pelos senadores, sobre a utilização prioritária dos recursos do município em ensino infantil e ensino fundamental, e dos estados no ensino médio.

Campanha
Acompanharam a instalação da comissão representantes da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, ação que reúne mais de 100 entidades de todo o Brasil e que coordena o movimento “Fundeb pra valer”. De acordo com o presidente da campanha, Daniel Cara, a mobilização serve para apressar a aprovação do Fundeb tanto na comissão especial como no plenário.
Daniel Cara considera o Fundeb uma das medidas sociais mais importantes do País nos últimos anos. “O Fundeb praticamente duplica os recursos para a educação e inclui mais de 10 milhões de alunos na rede, com o amparo de um financiamento que pode ser complementado pela União. É uma lei que quase garante o princípio da universalidade do ensino público brasileiro”, ressaltou.

Tramitação

Depois de passar pela comissão especial, a PEC volta à analise do Plenário da Câmara, em dois turnos de votação.

Fonte: Agência Câmara